Transporte Intermunicipal

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!


 

Contra a proibição de entrada de linhas intermunicipais na Cidade de São Paulo, sem oferecimento de alternativas e prejudicando moradores de seis cidades da Grande São Paulo.

A Prefeitura de São Paulo, comandada pelo Prefeito Bruno Covas (PSDB), por meio da Portaria SMT 074/2020 da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes - SMT, cancelou a autorização de entrada na capital paulista de cerca de doze linhas de ônibus intermunicipais da EMTU com origem na Grande São Paulo, sendo cinco que atendem as cidades de Ferraz de Vasconcelos e Poá. Nenhuma contrapartida de integração tarifária foi dada aos passageiros da Grande São Paulo.

A justificativa dada pelo secretário de transportes da capital paulista Edson Caram foi que as linhas da EMTU geram um "pinga pinga" na cidade de São Paulo, sem se atentar que está prejudicando cerca de 131 mil passageiros por mês, de acordo com média mensal de passageiros transportados pelas cinco linhas em 2019.

Tal decisão gerou a paralisação de quatro linhas e encurtamento de uma:

026 - Poá (Term. Jd. São José) x São Paulo (São Miguel)

205 - Poá (Term. Cid. Kemel) x São Paulo (Pq. D. Pedro II)

328 - Poá (Term. Jd. São José) x São Paulo (São Mateus)

377 - Poá (Jd. Nova Poá) x São Paulo (Artur Alvim)

460 - Ferraz de Vasconcelos (Vila São Paulo) x São Paulo (Artur Alvim)

As linhas intermunicipais da EMTU são de interesse metropolitano, porém, a decisão da Prefeitura de São Paulo foi unilateral e prejudica os moradores da região metropolitana e seus próprios moradores que trabalham ou estudam nas cidades vizinhas.

Muitos passageiros dependem dessas linhas, sem contar os trabalhadores que poderão perder seu emprego, visto que muitos empregadores pagam apenas uma passagem para deslocamento.

Junte-se a nós nesta batalha.

At.te: Evandro A Raymundo.

destinatários:

Ministério Público de SP
Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes
Secretaria de Transportes Metropolitanos
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Condemat
Câmara Municipal de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos

Prefeitura de Poá

Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos

Câmara municipal de Poá