Somos CONTRA a instalação de uma mineradora de carvão próxima ao Rio Jacuí – RS

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 75.000!


A empresa chinesa Zheijang Energy Group, junto à Copelmi Mineração, pretende instalar a maior mina de carvão do país a 15km de Porto Alegre. Já existe um pedido de licença ambiental e precisamos lutar contra essa mineração, pela segurança das pessoas e preservação do meio ambiente!

Locais como o Centro Histórico de Porto Alegre e o Clube do Jangadeiros estão muito próximos do local da futura mineradora e sofrerão impacto na qualidade do ar, além de chuvas ácidas, risco de contaminação e danos às lavouras. A dimensão total da área de mineração seria de 4,5 mil hectares.

O solo seria altamente prejudicado, vale lembrar que a região produz arroz e essa produção poderia ser afetada. Na China, medidas estão sendo tomadas nos cuidados diante da mineração, com isso, muitos equipamentos e tecnologias obsoletas acabam parando no Brasil. Em janeiro, a Alemanha anunciou que vai abandonar a exploração de carvão.

Ana Marchesan, promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, disse: “Já fizemos duas recomendações de que fossem realizados mais estudos e se buscassem mais informações para orientar o licenciamento, o que teria sido acolhido. É um empreendimento de alto impacto ambiental porque afeta o meio físico, cursos de água, vegetação, habitações”.

Dentre as preocupações, a maior é que as águas do Rio Jacuí podem ser atingidas com poluentes e metais pesados, comprometendo o abastecimento e colocando pessoas em risco, “Custei a acreditar que estavam realmente pensando em implantar uma mina de carvão tão perto do Rio Jacuí. Isso representa ameaça até para o abastecimento de água na Região Metropolitana pelo risco de poluição”, disse a ambientalista Maria Elisa D. Silva.

Além dos impactos ambientais, muitos moradores da região perderiam suas casas e seriam obrigados a sair, “Gostaríamos de ficar, mas, se for para sair, o ideal é que houvesse definição logo”, conta Alberi Moreira, de 51 anos, morador das proximidades da futura mineradora.

Assine para lutarmos por um Brasil livre de exploração por mineradoras, chega de colocar a vida de pessoas, animais e ecossistemas em risco. Devemos aprender com tragédias como a de Brumadinho e evitar que o interesse de empresas fique a frente do nosso bem-estar.