Petition Closed

Vamos diminuír pela metade o desperdício de alimentos na Europa!

This petition had 60,671 supporters

Na Europa existem mais de 55 milhões de pessoas em estado de pobreza alimentar – no entanto o total de comida desperdíçada é suficient para alimentar nove vezes este número de pessoas.

Em termos globais, se pensarmos no desperdício de alimentos como se fosse um país, este seria comparável ao terceiro maior emissor mundial de dióxido de carbono, surplantado apenas pelo Estados Unidos da América e pela China.

Isto é escandaloso!

Este é um momento histórico. O Parlamento Europeu vai a votos em breve para decidir se há-de ou não dimínuir pela metade, até 2030, o desperdício de alimentos na Europa.

Este pode vir a tornar-se no acordo mais ambicioso até á data na área de desperdício de alimentos.

Juntos podemos fazer de tudo para que este acordo histórico vá à frente e contribua para o fim do desperdício alimentar.

Há sete anos que faço campanha sobre o desperdício de alimentos. Fui testemunha de como literalmente milhões de legumes são deixados a apodrecer no campo só porque são ligeiramente mais pequenos ou parecem imperfeitos. Vi supermercados a deitarem diáriamente para o lixo centenas de pães e sandwiches. Outros a deitarem fora comida em perfeitas condições em vez de a darem a quem precisa.

Entresteçe-me muito ver este desperdício desnecessário de alimentos quando existe fome no mundo e crise ambiental.

Temos que por fim a isto!

Em Janeiro de 2017, vai-se realizar um voto histórico no Parlamento Europeu para decidir o futuro do desperdício de alimentos na Europa.

Este pode vir a ser o objectivo vinculativo legal mais ambicioso alguma vez apresentado nesta área segundo o qual a UE compromete-se a reduzir o desperdício de alimentos por 50% até 2030, dando desta forma um exemplo ao mundo inteiro.

Mas este acordo não é garantido e corre o risco de vir a ser alterado. Por exemplo, diminuír o desperdício de alimentos pela metade pode vir a tornar-se um objectivo “ambicioso” voluntário, e consequentemente fácil de ignorar. Em versões alternativas do acordo, para dar mais um exemplo, ignora-se a enorme quantidade de desperdício de alimentos na agricultura e na indústria, embora existam empresas nestes sectores que desperdiçam mais num dia do que uma pessoa num ano inteiro.

Sem mais desculpas – é preciso acção empenhada!

Juntamente com outros defensores, empresas e grupos ambientalistas da UE apelamos para:

• Um objectivo vinculativo que conciste na redução de 50% do desperdício de alimentos na UE até 2013 de forma integrada "da exploração agrícola até à mesa".
  • A prioritização da diminuição do desperdício de alimentos, mas falhando isto que todos os alimentos comestíveis sejam usados para alimentar quem tem fome antes de serem usados como ração de animais e outras aplicações. Só em última instância deverão ser eliminados em aterros.

Junte-se a nós. Juntos podemos convençar a UE a desbravar caminho na luta contra o desperdício de alimentos.  Juntos podemos acabar com a fome desnecessária e a destruição ambiental causada pelo desperdício de alimentos.

Today: Martin Bowman is counting on you

Martin Bowman (This Is Rubbish) needs your help with “Simona Bonafè: Vamos diminuír pela metade o desperdício de alimentos na Europa!”. Join Martin Bowman and 60,670 supporters today.