Vitória confirmada
Pressionando Senado Federal

Queremos teatro acessível para pessoas com deficiência!

apoiadores

Meu nome é Daniela, moro em Belém, e sou mãe da Estefany, uma linda menina de 10 anos. Ela não enxerga, mas, há dois anos, pela primeira e única vez, foi ao teatro. Acompanhou a peça do começo ao fim e foi uma das coisas mais legais que já fizemos juntas. Isto somente foi possível porque o espetáculo era acessível para pessoas com deficiência. Estefany acompanhou por meio da audiodescrição. Foi um pouco parecido com o que fazemos no cinema ou assistimos a um filme em casa: eu vou relatando o que acontece na tela para ela. Uma criança surda assistiu ao espetáculo porque havia um intérprete de Libras. Se as peças de teatro fossem assim, as pessoas com deficiência não seriam excluídas. É isso que eu quero.

Para que mais pessoas com deficiência - crianças e adultas - tenham acesso ao teatro, eu acho muito importante que tenhamos um dia no ano para chamar a atenção do tema. Teremos uma data para que a falta de acessibilidade nos teatros não passe despercebida. Há um projeto de lei (6139/13) sobre isso, mas que aguarda a aprovação no Senado. Por isso, criei este abaixo-assinado para que os senadores aprovem a criação do Dia Nacional do Teatro Acessível.

Este espetáculo que assisti junto com a Estefany foi trazido para Belém pela Escola de Gente, que trabalha com comunicação e inclusão. É fundamental que mais peças de teatro sejam acessíveis. Imagina como seria se realmente todas as pessoas - com ou sem deficiência - pudessem usufruir do teatro? A campanha pelo teatro acessível, feita pela Escola de Gente, tem o apoio de artistas como Tatá Werneck, Bel Kutner, Tiago Abravanel e Diogo Vilela. Mas o seu apoio é fundamental. Por isso, peço que você assine e compartilhe este abaixo-assinado. Desta forma, o Brasil terá o seu Dia Nacional do Teatro Acessível.

Este abaixo-assinado foi entregue para:
  • Senado Federal

Daniela Duarty fez este abaixo-assinado do zero e agora já venceu com 20.111 apoiadores. Faça você também um abaixo-assinado e mude o que você quiser.

Hoje: Daniela está contando com você!

Daniela Duarty precisa do seu apoio na petição «Senadores: Queremos teatro acessível para pessoas com deficiência!». Junte-se agora a Daniela e mais 20.110 apoiadores.