Petition updateSalve as árvores da região da Rua Lisboa

Obrigada pela adesão!

Ana CruzBrasil
20 de dez. de 2020

Graças a vocês conseguimos alcançar a meta inicial de 100 assinaturas e estamos perto de bater a segunda, de 200. É bom saber que tanta gente compartilha da nossa preocupação ­­– salvar as árvores que nos protegem da poluição e que embelezam a região da Rua Lisboa.

Na madrugada de sexta-feira, 18, em razão da chuva que molhou a fiação que atravessa a copa de uma árvore, logo no início da rua, houve um princípio de incêndio no tronco. Foi a terceira vez que isso aconteceu. Curto-circuito, fogo, cheiro de madeira queimada, estouros e clarões no poste, susto generalizado, pane na rede elétrica, falta de energia. Veio o Corpo de Bombeiros e apagou o fogo. Em seguida, uma equipe da Enel consertou a fiação. Desta vez, o pessoal fez algo de novo: instalou uma espécie de capa isolante alaranjada nos pontos em que a fiação toca o tronco da árvore, já bem machucada. Parece que funcionou. Nas madrugadas seguintes, choveu bastante e o incidente não se repetiu. A árvore precisa de uma poda bem feita, do tipo a ser realizada por gente treinada para curar suas feridas, sem deixá-las abertas até o dia em que ficará tão doente que terá de ser sacrificada.

A árvore é uma das últimas barreiras a filtrar a poluição vinda da Avenida Rebouças. Por isso é tão importante para os moradores. Eliminar essa planta para dar livre passagem aos fios não seria boa solução para ninguém. Ao longo dos últimos anos, a retirada de árvores da rua tem contribuído para o aumento do calor. Obrigados a usar mais ventiladores, climatizadores e aparelhos de ar-condicionado para lidar com a situação, aumentamos muito o consumo de energia. Para empresas do ramo de eletricidade, que vivem fazendo campanhas de conscientização de consumo, forçar o aumento desse consumo, ainda que de forma indireta, é um mau negócio, no final das contas.

Queremos soluções benéficas para todos. Nada temos contra construtoras, elas cumprem seu papel, apesar de ser bastante difícil suportar o barulho que fazem durante três, quatro anos, tempo necessário para erguer os prédios. A leitura dos sites dessas empresas sempre revela o termo “sustentabilidade” atrelado à missão e aos valores. A realidade mostra, no entanto, que muitas precisam adotar práticas mais afinadas com a palavra.

No lugar de arrancar do chão árvores saudáveis, aos pedaços, por que não replantá-las inteiras em outro local da mesma rua? Por lei, as empresas são obrigadas a fazer compensação ambiental ao eliminar uma árvore. Por que não adotar política de boa vizinhança, informando aos moradores sobre onde e quando fazem tais compensações? A comunicação com partes interessadas – os moradores afetados pelas construções – tem tudo a ver com sustentabilidade. Medidas assim sensibilizariam a todos, de certa forma compensariam a barulheira e melhorariam a imagem corporativa. Ser sustentável de verdade é estratégia de negócios rentável, lucram as empresas e a população.

Por último, preciso dizer que esse movimento é resultado do esforço de quatro moradoras. Da Márcia, da Silvana, da Angélica e meu. Aqui uma curiosidade: há algumas décadas, Silvana fez petição semelhante e teve sucesso. Por causa dessa vizinha, mudas de pau-ferro, uma espécie nativa, foram plantadas nas duas calçadas, ao longo da via. Elas cresceram e muita gente escolheu a Rua Lisboa para morar ou trabalhar por causa daquele arvoredo, agora uma lembrança. A região da Rua Lisboa era como um oásis ao lado de uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo.

Repassem nosso abaixo-assinado para mais vizinhos e amigos para que a Rua Lisboa volte a ser como era!

 

Copy link
WhatsApp
Facebook
Nextdoor
Email
X