Salvem o Rio Calçado!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

A cidade de São José do Calcado, ES, tem hoje cerca de 10.000 habitantes. Não conta com rede coletora de esgotos, que são lançados sem tratamento no Rio Calçado, comprometendo severamente o uso das águas do Rio para qualquer finalidade.A vazão do Rio vem diminuindo ano a ano, enquanto aumenta a carga de   esgotos.

Por isso não o podemos mais chamar de Rio, como outrora, e sim de um fétido valão de esgotos.

As propriedades rurais a jusante de Calçado  estão cercando suas pastagens para que o gado não se aventure a beber essa água altamente contaminada na época da seca. Situação paradoxal, pois no passado era uma bênção dos céus ter o Rio serpenteando a propriedade.

Não queremos um valão de esgotos. Queremos o nosso Rio de volta. Ainda que com menos água, mas com água limpa.

Água é vida, para homens, animais e plantas.

A foto que ilustra esta petição é de um trecho do Rio atrás da rodoviária. Quando jovens quantos de nós ali nos divertíamos mergulhando no Rio de cima da ponte. Era largo e profundo. Mais à diante existia um excelente pesqueiro de lambaris.

Tudo isso se perdeu. Mas pode, em parte,  voltar, dependendo da firme decisão de agir.

Nossos antepassados nos legaram um Rio. E nós,  o que deixaremos para as futuras gerações ? Um valão de esgotos?.

Hoje: Paulo está contando com você!

Paulo Sérgio Rezende precisa do seu apoio na petição «Salvem o Rio Calçado!». Junte-se agora a Paulo e mais 1.917 apoiadores.