São Gonçalo do Bação está em risco de sumir!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 35.000!


São Gonçalo do Bação, distrito da cidade mineira de Itabirito, é um lugarejo lindo, de muita natureza, boa gente e muita tranquilidade. Infelizmente isso pode mudar.

A Bação Logística, empresa delegada pelas mineradoras da região para a construção de um terminal de minério (e outras obras), está engajada, a todo vapor, na destruição do patrimônio ambiental de São Gonçalo do Bação fazendo com que se perca o patrimônio sócio cultural, com as consequências maléficas da poeira e lama do minério, bem como as estradas lotadas de carretas( serão 2 carretas a cada 3 minutos, uma em cada mão da estrada).

Sem nenhum respeito aos moradores, a empresa chegou de repente e instalou suas máquinas - o que fez e faz de qualquer jeito, estacionando irregularmente na estrada, já a acenar que pouco se importa com as vidas do lugarejo. O processo é, para a comunidade e autoridades, obscuro; nenhuma consulta foi feita, nenhuma conversa aconteceu e agora falam de contrapartidas que interessam a ninguém, exceto seus próprios realizadores.

O próprio prefeito da cidade admitiu possíveis erros no processo e o secretário municipal de meio-ambiente não se manifestou a respeito, na reunião com a comunidade, no dia 7 de julho. A documentação foi solicitada pela Associação Comunitária do distrito à empresa e ao município e, até a data, nenhum esclarecimento foi prestado.

Tendo prometido cuidado com os mananciais e preservação das áreas verdes, a obra já deu cabo de 4 nascentes, suprimiu a vegetação do entorno e lançou poeira por toda a região, prejudicando, imediatamente, fauna, flora e população locais. A destruição é vista, os impactos são enormes em todos os âmbitos e a empresa promete gerar 30 empregos apenas. É claro que os benefícios todos destinam-se tão somente à Bação Logística e às mineradoras que a controlam. A própria categorização do empreendimento, como Pátio de estocagem para carga e descarga, sugere má fé, uma vez que não condiz, na plenitude, com sua destinação final, de impactos muito mais profundos.

A comunidade está unida contra esta ameaça. São Gonçalo do Bação é um ponto turístico excelente, repleto de belezas naturais, talentos para as artes, a culinária, a cultura em geral. Contamos com o apoio de todos, tantos os que conhecem o distrito como aqueles que podem nunca mais ter um São Gonçalo do Bação para conhecer. Pedimos ao ministério público e a todas as autoridades competentes que parem a obra imediatamente, deixando nossa comunidade livre de tamanha destruição.



Hoje: Luiz está contando com você!

Luiz Cotta precisa do seu apoio na petição «São Gonçalo do Bação está em risco de sumir!». Junte-se agora a Luiz e mais 34.368 apoiadores.