Nós criamos Seaspiracy. Nos ajude a proteger 30% dos oceanos da pesca industrial até 2030!

Nós criamos Seaspiracy. Nos ajude a proteger 30% dos oceanos da pesca industrial até 2030!

Canada | Germany | UK | Brazil | USA | Ireland | New Zealand
Nós somos Ali e Lucy Tabrizi, os diretores de Seaspiracy. No nosso popular documentário Original Netflix, nós traçamos nossa jornada ao redor do mundo ao descobrirmos os horrores da indústria pesqueira - a indústria mais destrutiva em nossos oceanos.
Nós dois amamos o oceano desde que podemos nos lembrar. O mar tem nos dado tanta alegria e inspiração, e era o nosso sonho um dia fazer um documentário sobre as maravilhas da vida marinha.
Mas assim que iniciamos as filmagens e começamos a descobrir o que estava acontecendo no oceano, sabíamos que o documentário precisava mostrar este lado da história, que por tanto tempo esteve escondido e invisível. Nós testemunhamos uma horrível destruição, abuso e corrupção, e sabíamos que tínhamos que expor como as indústrias globais de pesca industrial estão matando nossos oceanos longe da vista de todos. Revelamos um silêncio ensurdecedor sobre o papel da pesca no esvaziamento de nossos mares, sua dizimação do habitat e seu papel em afetar nosso clima.
O Governo Federal do Brasil precisa desempenhar um papel fundamental na salvação de nossos oceanos.
No Brasil, apenas 1,5% dos mares têm qualquer "proteção", com grande parte destas áreas designadas como "reservas extrativistas" (RESEX) ou áreas de proteção ambiental (APAs), que continuam a permitir a pesca. Apenas 0,05% dos 3,6 milhões de quilômetros quadrados do território marinho brasileiro (do mesmo tamanho da Amazônia) estão totalmente protegidos.
A proposta de lei brasileira PL 6969/2013 - a chamada "Lei do Mar" - para estabelecer a Política Nacional para a Conservação e Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro (PNCMar) tem sido paralisada por quase oito anos.
Portanto, estamos pedindo a Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente do Brasil, que crie e aplique reservas marinhas "sem capturas" em pelo menos 30% das águas brasileiras, e torne o PL 6969/2013 (Projeto de Lei do Mar) uma realidade.
Essas zonas sem capturas protegerão a vida selvagem vulnerável, que está em estado de colapso, e garantirá que esses habitats tenham a chance de se recuperar.
Este esforço precisa ser global, logo, estamos pedindo que os líderes mundiais unam forças e ajudem a proteger pelo menos 30% dos nossos oceanos até 2030.
Por que isso é importante?
A indústria pesqueira é de longe a indústria mais destrutiva nos nossos oceanos. Aqui estão apenas alguns fatos que descobrimos enquanto produzíamos Seaspiracy:
- A pesca dizimou 90% dos grandes peixes do mundo. (1)
- $35 Bilhões em subsídios vão para a indústria da pesca no mundo todo - pagando por navios maiores, mais combustível, licenças de pesca e a captura de ainda mais vida marinha. (2)
- Aproximadamente 300.000 golfinhos, baleias e botos são mortos por operações de pesca a cada ano. (3)
- A pesca mata até 30.000 tubarões A CADA HORA (4)
- O equipamento de pesca perdido é, de longe, a forma mais letal de plástico marinho (5)
Se não agirmos agora, nós viveremos para ver a morte dos oceanos, e nossas crianças nunca saberão a maravilha e beleza do nosso próspero planeta azul. Seaspiracy expôs a verdade, mas não podemos consertar isso sozinhos. Agora precisamos de ação, e é aqui que você entra. Juntos podemos mudar isso.
Junte-se à campanha para salvar nossos oceanos. Por favor, assine nossa petição e faça parte deste movimento histórico para proteger pelo menos 30% de nossos oceanos até 2030.
Fontes:
1 https://www.nature.com/articles/nature01610
2 https://unctad.org/project/regulating-fisheries-subsidies
4 https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0308597X13000055