CICLOVIA - LESTE - OESTE - MOGI

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

Estamos vivendo um momento no qual a certeza que já tínhamos, hoje com a Pandemia deixou exposto com maior intensidade. Nosso Transporte Coletivo não funciona e nosso sistema de transporte esta ultrapassado.

Se considerarmos a que a cidade cresceu e suas ruas e avenidas só esticaram e não se alargaram, o colapso é uma questão de tempo.

Neste momento com o inicio do pós confinamento e com o vírus a solta assistimos o mundo todo se voltar para a mobilidade focando nas bicicletas que são transportes que alem de sua função de ir e vir, também ajuda na qualidade do ar e na saúde de quem a usa.

O Coletivo MTB Mogi, composto por vários grupos de ciclistas da cidade de Mogi das Cruzes e o CDA – Colégio de Arquitetos, vem a público solicitar a “Criação de uma Ciclovia em uma faixa da estrada de Ferro da CPTM que corta a cidade de Mogi das Cruzes.”, aqui denominada CICLOVIA LESTE-OESTE.

Idéia antiga do Coletivo MTB Mogi que no passado ficou registrado no Plano de Mobilidade da cidade, com promessas de políticos da região e que até o momento não houve nenhum tipo de ação no sentido da viabilidade para proposta.

A Lei 13.724/18 em seu 5 artigo estabelece “Nas cidades com mais de quinhentos mil habitantes, as ações do PBB,(Programa Bicicleta Brasil), devem ser compatíveis com o que determina o plano de transporte urbano integrado, exigido pelo art. 41 da Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001 (Estatuto da Cidade), no qual deverão estar previstas, obrigatoriamente, a implantação de ciclovias e a promoção do transporte cicloviário.”

Mogi das Cruzes, já ultrapassou os 500 mil habitantes e o Plano de Mobilidade existente não decolou nas ações que foram propostas pelos Grupos de Ciclistas que participaram do Plano. Tirando as novas Avenidas o resto esta tudo parado.

São 15,4 km por 2 metros de largura que contribuiria para o desafogamento de todo o transito da cidade, resolveria o problema de transporte coletivo e de quebra melhoraria a saúde dos praticantes.

Autores: Coletivo MTB - Mogi das Cruzes

Colégio de Arquitetos