Confirmed victory
Petitioning Presidenta do Brasil Excelentíssima Presidenta Dilma Roussef and 1 other

Presidenta Dilma: Interceda junto ao governo russo para libertar Ana Paula, minha filha

Meu nome é Rosângela Maciel e sou mãe da Ana Paula, a gaúcha que já está há semanas presa na Rússia. Ana foi para a cadeia com outros 29 colegas do Greenpeace, depois de um protesto pacífico que fizeram contra a exploração de petróleo no Ártico, no dia 18 de setembro. Eles estão sendo absurdamente acusados de pirataria e, se condenados, podem ficar até 15 anos atrás das grades. Apelo à presidente Dilma Rousseff que, como chefe da nação, use seu peso político para intervir pela liberdade de Ana junto ao presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O próprio Putin declarou publicamente que o protesto não tinha nada a ver com pirataria. Mesmo assim, a Justiça russa decidiu pela prisão preventiva deles pelos próximos dois meses, até terminarem a investigação. Já estou há quase um mês sem ouvir a voz da minha filha, e não consigo aceitar a hipótese de que isso pode se estender por mais de uma década.

Ana Paula é uma mulher íntegra, idealista e que sempre lutou pacificamente pelas coisas que acredita. Se hoje ela está injustamente presa a milhares de quilômetros de casa, o motivo é um só: ela dá a cara a tapa por uma causa que é de todos nós.

Peço agora que vocês me ajudem a lutar pela liberdade dela. Escreva para a presidente Dilma, para que ela intervenha diplomaticamente. Muito obrigado!

Letter to
Presidenta do Brasil Excelentíssima Presidenta Dilma Roussef
Embaixador da Rússia no Brasil Vossa Excelência Embaixador Sergey Pogóssovitch Akopov
Manifesto todo apoio e solidariedade à bióloga brasileira Ana Paula Maciel e às outras 29 pessoas que foram detidas na Rússia e acusadas de pirataria, após um protesto pacífico contra as tentativas da Gazprom de explorar petróleo no Ártico.

Considero absurda a acusação de pirataria e a prisão preventiva de pessoas que estavam, pacificamente, se valendo do direito de se manifestar, de se expressar, de não se calar. A prisão dos ativistas é um grave atentado aos direitos democráticos e pode abrir um perigoso precedente.

Portanto, peço, por meio desta carta, que a excelentíssima presidenta intervenha diplomaticamente no caso, junto ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, afim de que a brasileira Ana Paula tenha sua liberdade de volta o mais rápido possível.