Vitória confirmada

Devolvam a verba da Olimpíada de Biologia, valorizem nossos jovens cientistas

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 44.944 apoiadores!

Sem nenhuma explicação, o CNPQ simplesmente cortou toda o financiamento para as Olimpíadas de Biologia deste ano, deixando na mão centenas de jovens cientistas que participam desta evento. Ano passado, um grupo de estudantes brasileiros foi finalista nas Olimpíadas Internacionais de Biologia, nos enchendo de orgulho e mostrando todo o nosso potencial em pesquisa para o mundo. Como professor da rede pública, tenho alunos que participam ansiosos todos os anos e estão decepcionados com o cancelamento do evento.

As Olimpíadas Científicas, de matemática, química, física, entre outras, ajudam a incentivar a carreira ciêntifica, estimulam a inovação e competitividade saudável entre jovens brasileiros. De todas as Olimpíadas Científicas, porque APENAS a de Biologia foi cancelada? Como professor de biologia, eu sei de perto o quanto este evento estimula nossos alunos em uma país em que a educação é tão desvalorizada.

As Olimpíadas de Biologia custam apenas R$ 120 mil, o que é bem pouco considerando a verba para incentivo à pesquisa. Para se dar uma idéia, as Olimpíadas de Física custam R$ 500 mil, 4 vezes mais que a de Biologia. As únicas desculpas que o CNPQ deu é que houve um remanejamento de verbas e que não havia orçamento para o evento.

Em uma país como o nosso, com uma das maiores biodiversidades do planeta, deveríamos esperar um financiamento maior -- e não o corte -- de um orçamento relativamente barato e que inspira tantos jovens a seguirem uma carreira de pesquisa na área de biologia.  Por favor, assinem e divulguem.

Leia a reportagem abaixo sobre o cancelamento e saiba mais:

Hoje: Alan está contando com você!

Alan Paiva precisa do seu apoio na petição «Presidência CNPQ: Devolvam a verba da Olimpíada de Biologia, valorizem nossos jovens cientistas». Junte-se agora a Alan e mais 44.943 apoiadores.