Causa Animal em Monte Alegre do Sul -Sp
Causa Animal em Monte Alegre do Sul -Sp
A importância deste abaixo-assinado
Na campanha municipal de 2020, os munícipes de Monte Alegre do Sul foram informados que os candidatos teriam como uma das pautas de seus planos de governo, a preocupação e a elaboração de medidas para que conseguíssemos minimizar os problemas relacionados aos animais de nossa cidade, como a Lei da Posse Responsável, por exemplo. Apesar de um ter sido eleito, até o presente momento não tivemos conhecimento de ações sendo tomadas em prol da causa animal.
Periodicamente nos deparamos com situação de abandono de animais nas ruas, momento em que a própria sociedade civil se une, caso queira que algo aconteça. São animais abandonados, animais em situação de maus tratos, animais procriando de forma ininterrupta, e infelizmente o poder público se abstém de qualquer tipo de responsabilidade, seja para cobrar de quem está sendo negligente e irresponsável com seu próprio animal, seja para ajudar a solucionar os problemas de animais em situação de rua.
Por meio deste abaixo assinado, visamos mostrar e cobrar do Poder Público soluções para os problemas que serão apresentados.
Em vários bairros da cidade temos acompanhado animais procriando sem que os donos tenham nenhum tipo de orientação ou ajuda para a castração. Se faz necessário que exista alguma ajuda da Prefeitura para que essa situação não se torne um problema de saúde pública, o crescente número de gatos ferais e cachorros abandonados justifica que algum investimento seja feito nessa área, seja por meio de licitação, seja por emenda parlamentar que algum vereador mais ativo possa conseguir. Até então, quais ações estão sendo tomadas?
Na cidade não há um centro de controle de zoonozes devido ao seu pequeno porte, sendo assim, não sabemos a quem recorrrer quando encontramos animais que foram abandonados, tendo sempre que individualmente ou em grupo, tentar arrumar uma solução para o problema. A prefeitura nunca se manifesta nas publicações realizadas em redes sociais, nem mesmo para apoiar alguma ação, contamos sempre com a ajuda de protetores, veterinários e pessoas em geral que de alguma forma se solidarizam com a situação e buscam ajudar. Gostaríamos de cobrar do poder público uma efetiva participação, propondo e buscando formas de resolver os casos que aparecem diariamente em nossa cidade. Existe um veiculo que foi adquirido com a verba do castramóvel e sequer podemos contar com ele para uma eventual necessidade de transporte. A prevenção, que neste caso é a castração e a orientação para uma posse responsável, é a melhor maneira para evitarmos ao menos os casos de abandono e super população endêmicos.
Apesar de sancionada a lei sobre fogos de artifício todos sabemos que não existe nenhum tipo de fiscalização, o que faz com que algumas pessoas ignorem a norma e continue praticando a soltura de fogos. O que se pretende fazer com relação a isso? Já há regulamentação para aplicar a multa devida? Essa multa através de uma lei municipal, não poderia ser revertida para a causa?
Diante de tantos questionamentos, vimos por meio deste abaixo assinado requerer uma resposta do Poder Público da cidade (Prefeitura/Câmara) para que possamos assim, de alguma forma, participar das ações que possam ser propostas.