SOS PRAIA D'ÁGUA. QUEREMOS A PROTEÇÃO DEFINITIVA. IMBITUBA SC

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

SOS Praia d'Água - PELA SUA PROTEÇÃO DEFINITIVA.

Em Imbituba, entre as praias do Porto e da Ribanceira, um local que deveria estar protegido e cuidado, com uma vegetação endêmica e diversas espécies de plantas e de animais que se auto-sustentam, vêm nos últimos anos sendo alvo de queimadas e destruição.

Para muitos, estas queimadas que ocorrem para descaracterizar a vegetação e o ambiente local, visam a especulação imobiliária e interesses particulares, já que a região é considerada uma das mais valorizadas de Imbituba, mesmo ainda intacta.

* ALGUMAS ESPÉCIES CONSTANTEMENTE AMEAÇADAS NO LOCAL

Entre as espécies que figuram no local e estão ameaçadas, o Ficus clusiifolia (figueira mata pau), Campomanesia littoralis (guabiroba-da-praia), Aechmea lindenii, Plantago catharinea, Butia catarinensis, Noticastrum psammophilum. Especies animais como lagartos, cobras, aranhas, tatus, aves silvestres e marinhas frequentam o local.

* O ÚLTIMO INCIDENTE - 18/06/2017.

No último dia 18 de junho de 2017, e como vem ocorrendo ao menos nos últimos 5 ou 6 anos, mais uma enorme queimada ocorreu no local, tragando mais uma vez boa parte destas espécies e enfraquecendo ainda mais a terra que as abriga. Segundo estudos, da porção total de Mata Atlântica que havia no município de Imbituba, hoje apenas 15% desta cobertura nativa ainda insiste em continuar existindo.

* O FUTURO DE IMBITUBA - PRECISAMOS REFLETIR

Por isso precisamos lutar pela preservação deste e de outros locais, pois o futuro da cidade de Imbituba não está apenas em industrias e moradias. Mas também, em locais públicos que necessitam de nossa atenção. Por isso, através deste abaixo assinado, solicitamos que os Poderes Públicos constituídos em Imbituba tomem as devidas providencias para a proteção e manutenção deste local, desde a praia d'Água até o morro e costão da Praia da Ribanceira.

Tais locais já deveriam estar livres de diversos problemas, como a especulação imobiliária - que assola nossas praias e áreas de preservação -, o crescimento desordenado, e a falta de consciência de boa parte da população local e flutuante, como turistas e novos residentes. .

* PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA: PEDIMOS PROVIDÊNCIAS

Por isso pedimos a Prefeitura Municipal de Imbituba, suas Secretárias, Conselhos e órgãos envolvidos, bem como as instancias superiores, que nos ajudem a tornar o local um ambiente protegido e livre de todos os problemas já destacados acima.

Entre as finalidades propostas para a região, há sim, por parte de moradores e municipes, o interesse em que o local seja transformado em uma área protegida, sob os rigores das leis ambientais e que intimidem a destruição permanente de seus mananciais. Para tanto, segue o Abaixo Assinado.

Para mais informações acesse a página oficial do SOS Praia d'Água no link: https://www.facebook.com/groups/1647369212197423/

Hoje: Eduardo está contando com você!

Eduardo Rosa precisa do seu apoio na petição «PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA: SOS PRAIA D'ÁGUA. QUEREMOS A PROTEÇÃO DEFINITIVA. IMBITUBA SC». Junte-se agora a Eduardo e mais 1.158 apoiadores.