Por uma Alameda do Stº. Antônio

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

Em postagem no dia 30 de Janeiro de 2018, a prefeitura municipal de Belo Jardim põe em nota o andamento da requalificação para uma das avenidas principais da cidade, executada pela a Secretária de Obras, onde serão realizadas escavações para instalação da nova iluminação e remoção do canteiro central da avenida St. Antônio para ampliação do fluxo de carros.

Este abaixo-assinado tem o objetivo de por em pauta de forma democrática, a indignação da população da cidade de Belo Jardim, principalmente a comunidade do bairro St. Antônio, perante a remoção do canteiro central e a retirada da arborização do mesmo.

A cidade de Belo Jardim, ganha seu nome pelo o missionário capuchinho Frei Cassiano de Comacchio, que durante suas pregações, elogiou a beleza das paisagens e das ruas bastante arborizadas e com isso sugeriu a mudança do topônimo Capim para então, Belo Jardim. Atualmente, muitas de suas características foram perdidas com a retirada das arborizações de suas ruas e mais uma vez, nos deparamos com situação semelhante.

As árvores desempenham um importante papel na melhoria da qualidade de vida da população, principalmente no que se refere ao conforto ambiental proporcionado por elas. Os benefícios proporcionados pelas árvores são classificados como benefícios ecológicos, estéticos, econômicos e sociais. Logo abaixo será destacado ponto principais dos benefícios de uma arborização no meio urbano.

• Aumento da umidade relativa do ar – Tendo em vista que a cidade de Belo jardim está localizado em uma região de clima quente semiárido, as árvores trazem benefícios com a evaporação da água da superfície das folhas, aumentando a umidade relativa do ar, no local onde ela se situa, melhorando no conforto térmico;
  • Atenuação sonora – Há de fato uma redução das ondas sonoras, causada pelas folhas das árvores;
  • Proteção no início de chuvas – no início das chuvas, a maior parte da água fica retida nas folhas da árvore, podendo servir de proteção. Só protege nos momentos iniciais da chuva, mas muitas vezes é o tempo de encontrarmos um abrigo seguro.
  • Valorização de Imóveis – Com arborização, existe de fato uma valorização dos imóveis
  • Maior conforto térmico – Há uma regulação térmica das altas temperaturas. Isso se deve ao calor latente necessário para a evaporação da água da superfície das folhas. É um efeito semelhante ao do nebulizador ou do climatizador.

Salientamos que é possível executar uma requalificação da Avenida St. Antônio, melhorando a iluminação e sua infraestrutura, porém a retirada de vegetação arbórea, que traz muitos benefícios, desqualifica está ferramenta de gestão.

Fica aqui, uma nota de reprovação pela população à está atividade executada sem qualquer dialogo com a comunidade e profissionais da cidade de Belo Jardim. Então, Pedimos uma reavaliação desta obra ao atual Secretário de Obras de Belo jardim, José Genilson, para quem ponha em questão a opinião da população. Juntos tornarem Belo Jardim, belo novamente.

Hoje: Matheus está contando com você!

Matheus Henrique precisa do seu apoio na petição «Prefeitura Múnicipal de Belo Jardim-PE: Por uma Alameda do Stº. Antônio». Junte-se agora a Matheus e mais 1.147 apoiadores.