#SalveOCinemaMoc - Campanha pela reabertura segura dos cinemas em Montes Claros (MG)

#SalveOCinemaMoc - Campanha pela reabertura segura dos cinemas em Montes Claros (MG)

Considerando que:
I - O município de Montes Claros apresenta queda na média móvel de casos confirmados de COVID-19 há 2 semanas inteiras.
II - A Macrorregião Norte encontra-se na Onda Verde do plano Minas Consciente.
III - O município já permite a realização de eventos com até 130 pessoas em locais fechados (onde o uso de máscara é dispensável) desde o dia 12 de Julho deste ano (Decreto n° 4244).
IV - 19.30% da população local já foi vacinada com as 2 doses ou dose única de imunizantes.
V - Existem estudos que sugerem medidas de segurança eficazez e comprovadas em salas de cinema.
VI - O cinema é, desde sua concepção enquanto arte, uma das expressões mais democráticas, acessíveis e inclusivas de cultura.
A sociedade civil de Montes Claros (MG) se reúne através deste documento para solicitar ao poder público que flexibilizem as medidas de distanciamento social que impossibilitam a reabertura segura e responsável das salas de cinemas.
Para isso, recorre-se à isonomia exigida pelas autoridades públicas perante ao enfrentamento à pandemia de COVID-19. Diversos setores da sociedade, onde os índices de contágio são ainda maiores, já tiveram seus usos devidamente regulamentados e permitidos pela esfera pública.
Estudos da Texas Medical Association, publicados em 2020, comprovam que o risco de contágio em salas de cinema é ainda menor que frequentar bares, centros religiosos e estádios de esportes. No mesmo ranqueamento, os pesquisadores igualam o risco de contágio nos cinemas ao de atividades como ir à academia e comer em um restaurante self-service, práticas já permitidas pela administração atual.
Além disso, diversas cidades com as mesmas características socioeconômicas de Montes Claros (MG) já permitiram a reabertura do setor - medida que não afetou, mesmo que remotamente, as médias de casos confirmados. Não há, portanto, motivos para acreditar que - em um cenário democrático e igualitário - o fechamento das salas de cinema mantenha-se por mais tempo.
Por uma cidade mais justa, democrática e igualitária entre os diversos setores econômicos e em nome da importância de acesso à cultura, pedimos que a Prefeitura de Montes Claros, na pessoa do Exmo. Prefeito Humberto Souto, reavalie as medidas relativas a esse caso.
Cordialmente,
Os cidadãos que abaixo assinam.