Proibição da comercialização e uso de fogos de artifícios com ESTAMPIDO em CHARQUEADA/SP

Já assinou 0 pessoa. Ajude a chegar a 500.


Esse abaixo assinado tem por objetivo proibir o comércio  e o uso  de fogos de artifícios com estampido/barulho  ( rojões,morteiros, bombas, etc), artefatos pirotécnicos com barulho e  causar punição  no caso de  descumprimento na cidade de Charqueada/SP

Os fogos de artifícios com estampidos  provocam medo e estresse aos animais devido a  maior sensibilidade na audição, quem tem animal  consegue perceber a situação de desespero, medo, tremedeira, respiração e coração mais acelerado, colocar música, algodão no ouvido, no meu caso  não resolveu, pois o barulho  é muito alto, parece que os rojões/fogos estão em nossos quintais. Quando cito animais os mais comuns/domesticados são os gatos e cachorros, mais existem  outros animais que sofrem e podem  vir a óbito também como os  pássaros, cavalos, e tantos outros animais  que sofrem com  o barulho, que causam  a fuga desses animais e atropelamentos.

Segundo a veterinária Shelly Oliveira ( a Tribuna de Piracicaba), o estresse desencadeado pelo barulho dos fogos, em casos mais graves, pode desencandear convulsões ou desmaios. Depende  do animal, mas não é incomum  casos do tipo, principalmente para os que ja têm epilepsia ou problemas do coração. Os animais com esses históricos podem ainda ficar mais agitados e com falta de ar . Ainda em função do estresse, os animais podem desencadear episódios de vômito e diarréia.

Além de afetar  os animais, causando pânico e levando os animais  a se ferirem, os fogos de artifício com ruído prejudicam a audição de bebês e afetam crianças, idosos e pessoas com autismo, podendo chegar a causar convulsões e  crises e também  afeta o meio ambiente. Na verdade o barulho é estressante para qualquer um.

Os fogos são responsáveis por acidentes dos mais variados tipo, também podem provocar lesões leves  como queimaduras, mas dependendo da potência podem provocar a amputação de dedos e até a própria mão , segundo o Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão Carlos Fernandes).

A maior vítima em acidentes  são as crianças. Segundo dados do Ministério da Saúde 15% dos acidentes com fogos de artifício levam a óbito de pessoas, 70% causam queimaduras, 20% lacerações e cortes e 10% amputações de membros superiores.

O  Meio Ambiente também fica prejudicado com a poluição sonora e com resíduos que os fogos deixam no ar. Milhares  de partículas de dióxido de carbono (CO2) são espalhadas pelo ar e assim aumentam as emissões para a atmosfera.

O material utilizado para fazer fogos é dificilmente reciclável, as substâncias tóxicas dificultam o processo, pois seu manuseio pode ser danoso a saúde. Um fogo  de artifício  é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre ('nitrato de potássio') e mais alguns elementos químicos adicionado  aos fogos para dar a cor são o sódio (cor amarelo),Bário(cor verde), potássio( cor Azul), cobre ( cor Verde) , Estrônico ( cor vermelho). Assim ocorre a poluição ao Meio Ambiente .

Os fogos de artifícios com estampido podem ser trocados por fogos de artifícios SEM  ESTAMPIDO, onde a única e principal diferença será o BARULHO. O objetivo da queima de fogos é VISUAL e não SONORO  ninguém vai a uma queima de fogos para  ouvir o barulho estressante  causado por esses fogos, rojões, bombas ou artefatos pirotécnicos. .

Os comerciantes não serão  afetados,  pois vão comercializar  os fogos/rojões e demais artefatos sem estampido, que promovem um lindo espetáculo e não produzem BARULHO, assim como a cidade em suas festividades também não será prejudicada, se esta festividade ocorrer durante o dia, faz um show musical,  isso  é uma tendência que vai ocorrer em  todas as cidades e vão ter que  se adaptar, pois já existe também movimentos de abaixo assinado para proibição de fabricação desses fogos/rojões no Estado de SP. Nas cidades de Ubatuba, São Manuel,Porto Alegre, Campinas, a lei já foi sancionada e tantas outras cidades  estão seguindo o mesmo caminho.

      Dessa forma  as crianças,os autistas, os idosos,  os animais,  e nós mesmos seríamos  protegidos por essa poluição sonora.

        Sendo assim solicitamos que seja criada  a  Lei Municipal que proíba a comercialização  e uso de  fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos com estampido em  nosso Município, e no caso de descumprimento que ocorra a punição.

 



Hoje: Renata está contando com você!

Renata Fini precisa do seu apoio na petição «Prefeito : Proibição da comercialização e uso de fogos de artifícios com ESTAMPIDO em CHARQUEADA/SP». Junte-se agora a Renata e mais 255 apoiadores.