Meier, Cachambi e Maria da Graça pedem socorro contra o abandono

Vitória confirmada

Meier, Cachambi e Maria da Graça pedem socorro contra o abandono

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 1.599 apoiadores!
Regina Fechó criou este abaixo-assinado para pressionar Eduardo Paes e

Com 40 anos de vivência na região, muitos dos problemas já eram bem conhecidos. Mas realizei uma pesquisa com cerca de 600 moradores e, além de confirmar os problemas, acabei achando mais outros.

Meier, Cachambi e Maria da Graça somam mais de 100 mil moradores e representam uma região muito importante na zona norte do Rio de Janeiro. Estas três regiões estão hoje muito abandonadas acumulando problemas antigos e novos que diminuem a liberdade. a qualidade de vida e a dignidade dos moradores.

As questões mais graves apresentadas estão na segurança, no transporte público e na infraestrutura.

É preciso que a prefeitura dê especial atenção à região de forma a fazer valer, ao menos minimamente, os impostos pagos pelos moradores.

Este abaixo assinado será entregue diretamente ao prefeito Eduardo Paes no início de dezembro de 2021. Já em novembro, todas as questões aqui apresentadas serão levadas à alguns secretários da atual gestão e seguirei acompanhando o andamento das soluções.

Ajude assinando e compartilhando!

 

Transporte público

Faltam linhas - Acabaram com várias linhas de ônibus e alteraram a rota de mais algumas outras. Com isso, os moradores de algumas regiões ficaram sem alternativas. Em alguns casos esperam por mais de 1 hora, em outros fazem baldeação e em outros tem que recorrer para vans que quase sempre já atingiram o limite de gratuidades. Os trabalhadores reportam dificuldade de ir e vir do trabalho e até mesmo chegar ao Norte Shopping ou no Hospital Marcílio Dias. Linhas importantes que acabaram ou mudaram itinerário : 661,662, 651,652, 277, 254, entre outras.

Metrô Rio - A região perdeu linhas importantes e NUNCA teve facilidade de integrar o metrô Maria da Graça com o Cachambi e Méier. Uma solução ótima seria implementar o metrô de superfície que passe pelo Cachambi e por toda a rua dias da cruz, rua principal do grande Meier.

 

Ordem urbana

Muitos camelôs na dias da cruz - Reclamação antiga de moradores que não tem como andar na calçada. Ao mesmo tempo, ainda mais após a pandemia, as pessoas precisam ganhar dinheiro. É preciso organizar o local.

Som alto e mesas nas calçadas - Foram criados centros gastronômicos, que são ótimos para a economia local, mas os moradores reclamam que a altura do som extrapola todos os limites dia e noite. É preciso um choque de ordem. Da mesma forma reclamam das mesas e cadeiras que avançam pelas calçadas obrigando os moradores a andarem pelas ruas.

Muitas pessoas em situação de rua - Aumentou muito o número de pessoas em situação de rua nas regiões e com isso aumenta a insegurança e a sujeira. Muitos são viciados e roubam fios, invadem lojas e residencias.

Feira de artesanato - Moradores reclamam que acabaram com a feira de artesanato na praça Orlando Silva. A feira é uma excelente solução no pós pandemia. Precisa voltar e de forma organizada.

 

Parques e jardins

Poda de árvores - São muitas árvores sem poda já comprometendo a fiação elétrica. E quando podam, acabam fazendo-o de forma que perdem a árvore e este não é o intuito. Uma moradora do Cachambi relatou estar há 7 anos tentando fazer a Light e a Comlurb resolverem o problema de uma árvore que está destruindo a calçada e um muro que já está prestes a cair. Esta situação se repete em vários outros locais destes bairros. Por outro lado, existem regiões sem árvores e muito quentes que precisam de plantio.

Muitas praças abandonadas - Praças como Havaí, Orlando Silva e outras, sofrem com o abandono. Quando tem equipamentos estão maltratados. Faltam árvores e plantas também.

Falta de limpeza - Moradores reclamam de sujeira nas ruas, até porque não tem lixeiras. E moradores do Cachambi reclamam de falta de limpeza do Rio Salgado que já está bem assoreado.

Segurança pública
Assaltos - Os três bairros estão com muitas reclamações de assaltos em qualquer hora do dia. As abordagens são feitas de todas as maneiras possíveis.

Roubos de fios - Tem ocorrido nos três locais.

Invasão de residências - Furtos tem acontecido nos três locais com mais ocorrências de reclamações entre moradores de Maria da Graça, Cachambi e Meier respectivamente. Alguns relatam invasões para roubo de hidrômetros.

Cachambi presente - Moradores relatam que funcionou por um tempo mas não estão mais vendo os seguranças. É preciso voltar.

 

Infraestrutura

Viaduto do Meier - O viaduto Castro Alves, construído em 1969, precisa de laudo a respeito das infiltrações e vigas. Nunca foi reformado e nunca foi duplicado como prometido por vários governos. Os engarrafamentos são grandes e, sem reformas estruturais, está causando medo nos moradores.

Iluminação de led - Muitos locais sem luz o que acaba facilitando os roubos. Moradores solicitam a vinda do programa de luz de LED com urgência.

Faltam lixeiras - Os 3 bairros estão com falta de lixeiras.

Semáforos apagados - Alguns semáforos estão apagados há meses. Moradores relatam roubo de fios. Exemplo : Rua rocha pita no Cachambi.

Faltam coberturas nos pontos de ônibus - Vários relatos de pontos de ônibus sem estrutura alguma.

Calçadas destruídas - A maioria das calçadas estão destruídas e causam acidentes especialmente com idosos e deficientes. Uma sugestão é trazer o programa "Calçada Acessível" da FIRJAN, hoje presente em mais de 32 municípios do RJ.

Sinalização - A rua Honório tem histórico de acidentes. O cruzamento com a rua que vem da avenida suburbana precisa de alguma sinalização e redutores de velocidade.

Recapeamento - Algumas ruas, como a Rua Getúlio que liga o Méier e Cachambi, estão completamente esburacadas e precisam de recapeamento total. Os três bairros precisam de uma reforma geral nas ruas.

Tampas de bueiros - Fazer uma conferência geral, especialmente no Meier, pois relatam bueiros sem tampa.

Postos de saúde - Reclamação insistente de que as clínicas da família não tem médico suficiente e remédios. Outra reclamação antiga é com relação ao PAM do Meier que voltou a fechar nos finais de semana.

Vitória confirmada

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 1.599 apoiadores!

Compartilhe este abaixo-assinado