Não a abertura das escolas em Rio Grande dia 17 de fevereiro!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!
Com 1.000 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Raquel Coelho Valério criou este abaixo-assinado para pressionar Prefeito Fábio Branco e Secretário de Educação do Município do Rio Grande

Carta aberta aos responsáveis pela retorno ao ensino híbrido e ou presencial das escolas municipais do Rio Grande.

Senhor Prefeito e Senhor Secretario de Educação.

Sabemos que a situação é delicada. Estamos vivendo um período atípico, diante de uma pandemia, na qual já ultrapassa 10 meses e que já matou mais de 200mil pessoas no território nacional e mais de 230 no território municipal, o que nos deixa abalados e receiosos. Lutamos pela a vida, e isso une todos, indiferente de credo, ou qualquer outra coisa, pois a vida é nosso bem maior, e é coletiva. Diante dessa atual conjuntura, seja nacional, seja em nossa cidade, pedimos que reveja a volta do ensino híbrido e ou presencial e a abertura das escolas. Entendemos que o ensino remoto não é o ideal para um aprendizado pleno, todavia torna-se a única opção segura, devido aos seguintes aspectos:

1. Nossa cidade teve no mês de janeiro de 2021 mais de 50 mortes, mostrando um crescimento exponencial dos óbitos nesse último mês. Fator muito preocupante;

2. Não existe vacina para menores de 18 anos. Portanto, colocar nossas crianças, adolescentes e jovens em uma sala de aula é algo muito grave, pois atentamos a suas vidas;

3. Não temos infraestrutura em nossas escolas e nem EPIs suficientes para garantir os protocolos de segurança;

4. Não vacinamos nossos professores, os funcionários das escolas e nem temos previsão para isso, o que torna um risco colocar esses profissionais em contato com um grande número de pessoas;

5. Uma turma de vinte alunos, onde cada um resida com mais 3 pessoas são 80 contados diretos, somado a mais 10 professores, que residam com mais duas pessoas já temos 110 contatos direto. Isso sem contar direção e funcionários. E sem falar que muitos dependem de transporte público para o deslocamento. A matemática do risco é assustadora, e isso certamente levará a aumento do contágio, que resultará em mais mortes em nossa cidade;

6. Diversas escolas do Brasil e do mundo após abrirem, fecharam, devido ao surto do vírus. Pensamos que não precisamos repetir o erro, quando já temos exemplos suficientes de que é isso que acontece.

Diante de tais fatos graves e pensando na preservação e no cuidado a vida, nós, professores, pais, estudantes, funcionários e comunidade em geral, pedimos o Não retorno as atividades presenciais ou híbridas em 17 de fevereiro de 2021. Solicitamos que seja mantido as escolas fechadas e a modalidade apenas do ensino remoto, evitando assim a aglomeração, a circulação do vírus e mantendo a vida dos estudantes, de suas famílias, dos professores, da comunidade escolar e de toda a população riograndinos. Para que juntos, e com responsabilidade, enfrentemos esse período pandemico, e em breve, após vacinados, possamos todos e todas voltar com vida as nossas atividades escolares presenciais.

Contamos com seu bom senso e com seu cuidado pela manutenção da vida da população riograndina,

Att,

Comunidade Escolar e Comunidade Riograndina

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!