Pela PROTEÇÃO DAS ÁREAS VERDES em Montes Claros e criação imediata de um parque ambiental!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!



#MOCPELOVERDE

Você se preocupa com o verde e com a natureza?

Então você precisa ler isso e nos ajudar!!!

Assine essa petição e DOE pelo link: https://abacashi.com/p/ajude-a-proteger-o-verde-de-montes-claros

Estamos prestes a perder uma grande “área verde” em Montes Claros (MG) e precisamos da ajuda de muitos para evitar que isso aconteça!

As áreas verdes urbanas estão relacionadas à qualidade de vida! Elas fazem o trabalho de regulação térmica e precisamos muito disso em Moc. As áreas verdes melhoram a qualidade do ar e exercem funções ecológicas, estéticas e até psicológicas na vida dos habitantes das cidades.

Precisamos preservar a natureza enquanto é possível! Depois não haverá volta e as consequências poderão ser permanentes. Observem tudo que está acontecendo no mundo atualmente para forçar a gente a refletir!

Existem coisas mais importantes que particulares de alguns.

ENTENDA O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

Existe uma grande área verde que foi originalmente doada com o seguinte propósito: preservar o meio ambiente, preservar o verde.

Essa extensão territorial está sob a rede de alta tensão da CEMIG, oriunda da usina hidrelétrica de Três Marias e, segundo a lei que determinou a doação, nada poderia ser edificado em toda essa área.

Foi uma DOAÇÃO COM ENCARGO (artigo 553 do Código Civil Brasileiro). Isso significa dizer que, POR FORÇA DE LEI, o donatário (quem recebeu a doação) é OBRIGADO a cumprir a CONDIÇÃO que o doador estipulou no contrato de doação.
SENDO PROIBIDAS construções/edificações no local que fogem do interesse público. A área é enorme e atravessa vários bairros de Moc até chegar à subestação da Cemig, próximo à Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros).

Trata-se de uma das poucas áreas verdes ainda preservadas dentro da cidade. Só que agora a prefeitura está dando destino diferente da doação legal original, para se fazerem cumprir outros objetivos que não a preservação.

A atual gestão da prefeitura já começou a doar terrenos no local, e alega que podem fazer isso porque o terreno já foi desafetado por gestões anteriores.

Isso de fato ocorreu, só que, ILEGALMENTE.

Além da questão de ser uma doação legal com encargo, a própria lei do município ainda deixa claro:

Art. 16, XIX:

“Ao Município de Montes Claros é vedado dar ou permitir o uso de áreas verdes para construções ou edificações, exceto aquelas de uso desportivo ou lazer aberto a toda população.”

Parte do terreno já foi doado à COTEMINAS como forma de pagamento pela nova sede da prefeitura.

Planejam construir a clínica médica da Rosa Mística nesta área. As obras da clínica médica já começaram. Somos a favor da construção da clínica que tem um importantíssimo papel social, defende uma causa nobre e manifestamos nosso apoio.

Poderíamos inclusive ajudar na construção da clínica desde que não fosse edificada em ÁREA VERDE.
A prefeitura detém diversos outros terrenos no ibituruna mesmo onde poderia ser construída a clínica.

OS FINS NÂO JUSTIFICAM OS MEIOS. Isso vai ser o início da urbanização completa da área. É abrir precedente.

Porque há tanto interesse particular em acabar com uma área verde do município que tem sido preservada há mais de 40 anos?

Prédios e comércios em breve tomarão conta de lodo o terreno de preservação, onde por força de lei e do contrato de doação NÃO PODEM SER FEITAS EDIFICAÇÕES PARTICULARES.

Mas até quando vamos destruir a natureza por causa de lucro de alguns?

A preservação ambiental é NECESSÁRIA para nossa SOBREVIVÊNCIA e qualidade de vida.

Em Montes Claros temos um clima de deserto: MUITO SECO E QUENTE. Isso que ocorre especialmente em virtude da diminuição dos espaços verdes.

O clima atual causa diversos transtornos à população, como desidratação, falta de apetite, perda de energia e aumento da fadiga. Dentre outros.

Precisamos preservar a natureza enquanto é possível! As  consequências são irreversíveis para as presentes e futuras gerações.

Como existem muitos interesses em jogo, a única chance de conseguirmos proteger a área verde é nos juntando como cidadãos conscientes!

Juntos somos mais fortes! Nossa voz pode ser ouvida.

A população precisa saber o que está acontecendo. A cidade é de todos.

Vamos nos juntar para defender a natureza!

REQUEREMOS:

  • >>  Que finalidade do terreno seja de ÁREA VERDE e proteção ambiental.
  • >> Que a criação de um parque arborizado no local, para convívio social, lazer e prática de espertes para todos os cidadãos da cidade!

Queremos QUALIDADE DE VIDA.

Natureza é vida.

CONVITE: Convidamos todos montesclarenses  a nos ajudar a defender a área verde da cidade. Assine essa petição, compartilhe com todos e peça explicações às autoridades constituídas.


 NÃO VAMOS NOS CALAR. 
#MOCPELOVERDE