0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

O Açude Grande é parte do patrimônio cultural e ambiental de Cajazeiras, desempenhando um papel fundamental no seu processo de desenvolvimento socioeconômico. Constitui-se como equipamento chave do Sítio Histórico que deu origem ao município, berço do nosso Patriarca da Educação, Padre Rolim. Foi ampliado e reformado na Seca de 1915. Após a implantação dos serviços de abastecimento de água, através do Açude Boqueirão e distribuição em Cajazeiras, o Açude Grande sofreu várias agressões. Estas se intensificaram com as construções irregulares no seu entorno, inclusive comprometendo as suas nascentes.

Verifica-se ainda, o crescente e preocupante despejo de dejetos em seu leito, tornando-se numa inversão de valores em relação a saúde pública preventiva, provocando foco de epidemias recentes (dengue, zica e chikungunya). A Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados do Ceará – AC3, promoveu há 08 (oito) anos, a contratação do Instituto dos Arquitetos da Paraíba com recursos de dois Bailes do Reencontro (pouco mais de R$ 14 mil)para a elaboração de um Edital de Chamada Pública, objetivando a realização de um Concurso Nacional de Idéias para o Projeto do Parque Linear, gerando um processo saudável e pacífico de mobilização da opinião pública.

Apresentamos este Manifesto à sociedade cajazeirense e paraibana, reivindicando junto aos Governos atuais nos três níveis (municipal, estadual e federal), diante da gravidade da situação, a implementação de ações imediatas, que possam desencadear Projetos Estruturantes, tais como: definição de medidas técnicas e jurídicas para disciplinar o uso e ocupação dos solos do Açude Grande e seu entorno; elaboração de Projeto de Saneamento; aporte de Emendas Parlamentares para o próximo ano e preparação do Projeto Integrado, utilizando-se como base os parâmetros do Edital da parceria AC3/Instituto dos Arquitetos da Paraíba.

Solicitamos o compromisso formal para a continuidade da materialização das ações de curto e médio prazo do PROJETO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO DO PARQUE LINEAR DO AÇUDE GRANDE E SEU ENTORNO, a partir do ano vindouro (2019) junto aos(as) candidatos(as) ao Governo do Estado,a Assembléia Legislativa,Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, recuperando e preservando assim, um “Espaço Sagrado" para os cajazeirenses do alto sertão da Paraíba.

Hoje: Buda está contando com você!

Buda Lira precisa do seu apoio na petição «Precisamos urgentemente salvar o Açude Grande, patrimônio cultural de Cajazeiras-PB!». Junte-se agora a Buda e mais 661 apoiadores.