Campanha para tornar a Língua Ellene oficial no Brasil

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!


Projeto: Vamos tornar o Ellene a língua oficial do Brasil
 
 Hœ, como vocês sabem os brasileiros têm uma relação um pouco estranha com a língua portuguesa, se por um lado a usamos bem do nosso jeito, por outro há sempre acusações de que a desvirtuamos e de que falamos errado pelos nossos irmãos portugueses.

O mesmo se dá internamente, os brasileiros tem uma baixa autoestima em relação a língua portuguesa, em aulas de inglês nas escolas, não é incomum se ouvir por parte dos alunos "eu não sei nem falar português direito, que dirá, inglês!".

Essa percepção persiste a tempos, e depois da reforma ortográfica se tornou mais evidente com comentários exaltados de portugueses e brasileiros contra esse acordo. 

Outra questão é a visão colonialista, o Brasil e o povo brasileiro perderam muito pela imposição do português pelo Marquês de Pombal que proibiu o nosso tupi-guarani.

Bem, falar tupi-guarani seria um processo muito difícil pra maioria dos brasileiros, mas como alternativa temos a língua ellene, uma língua que qualquer brasileiro pode compreender e começar a falar em pouco tempo, por serem ambas línguas latinas.

A língua ellene também tem uma gramática mais simples, não precisa de diacríticos, possui uma ortografia mais eficiente, inclusive é muito mais fácil pra pessoas estrangeiras aprenderem do que o português, enfim, uma língua que poderia colocar o Brasil num lugar de destaque internacional e que faz juz ao tamanho de nosso país de dimensões continentais.

Bem, ainda falariamos português com nossos irmãos lusófonos, mas como segunda língua e preservariamos como importância histórica, mas o ellene será o futuro. 

O projeto consiste de 3 fases:

1 Fase Pré-Ellene

Nessa fase vamos acostumando o povo brasileiro a pronúncia ellene das palavras comuns por exemplo, ao invés de usar os artigos o, a, as, os, vamos começar a usar o le em todas as opções.

Também vamos tirar os -o,-a,-os,-as finais das palavras e substituir por -e,-es e consoantes mudas em alguns casos. Esse processo já tem sido usado por pessoas que defendem gênero neutro como em amige, colegxs etc, também já acontece em alguns dialetos do português como na ilha da Madeira. Onde carro pode ser pronunciado carre sem problema.

2 Fase Semi- Ellene

Nessa fase se começa a colocar mais vocabulário ellene e um pouco da gramática, por exemplo passa-se a usar mais palavras como grat/grate (obrigado), substitui-se o -ção pelo -sion, também passa-se a conjugar o passado dos verbos com -j, por exemplo falaj, correj, partej (falou, correu, partiu).

Também podemos intensificar o uso dos pronomes pessoais e possesivos ellenes nas conversas diárias. Então, vamos começar a falar ne,* te, ele, ale, ist (eu, você, ele, ela, isto) bem como no plural nes, tes, ales* (nós, vocês, eles ou elas).

*se pronuncia com e fechado como nê, tê, nês, tês

*ales significa literalmente elas, o ellene por ter sido uma língua preservada por mulheres tem o foco principal no feminino, então ao invés de se dizer eles, usa-se elas pra um grupo de pessoas mesmo que seja formado apenas por homens. E isso é algo magnífico, uma língua não machista em que o gênero feminimo e neutro prevalece na maioria dos substantivos.

3 Fase Pós-Português 

Nessa fase o Ellene se torna uma língua falada de fato e vamos substituindo palavras comuns por seus termos mais específicos em ellene, por exemplo, fiese passa a ser usado mais amplamente ao invés da palavra art.

Nessa fase começa um maior afastamento com a entrada em massa das palavras e gramática ellene, que passa a ser de fato a língua oficial do Brasil que pelo número de falantes se torna a 6° língua mais falada do mundo com potencial de avançar ainda mais devido a beleza e praticidade do ellene.