Vitória confirmada

Pela imediata retirada dos papagaios da 10ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 23.052 apoiadores!

Meu nome é Gelcira Teles, sou jornalista e protetora de animais desde 1988. Fiquei inconformada ao saber que na 10ª Bienal do Mercosul, que acontece em Porto Alegre até 6 de dezembro, está a obra Tropicália - que expõe numa jaula um casal de papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva), como parte da cenografia da instalação. Isto é um absurdo! A obra é uma remontagem, sendo assim, poderiam ser utilizados bichos não reais para a representação.

Animais silvestres precisam ser protegidos! Além de serem vítimas do tráfico, a exibição das aves como arte não é educativa, principalmente para as crianças, que vão ver os pássaros enjaulados, e não voando livres na natureza. Além disso, na Bienal os animais ficam expostos a um ambiente hostil, a multidões e música alta, que causam stress e sofrimento aos papagaios.

Sendo assim, nós, abaixo-assinados, solicitamos que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, a Seda (Secretaria Especial dos Direitos Animais) e a Fundação Bienal do Mercosul cheguem a um acordo para a imediata retirada dos papagaios da 10ª Bienal do Mercosul.

O pedido é baseado também em precedente legal para a retirada dos animais da obra Tropicália, proibidos no Rio, em 2010. Temos que fazer valer a Lei Municipal 694/12 que proíbe a “exibição de animais silvestres ou exóticos em vias públicas, bem como a sua utilização em apresentações artísticas de diversões públicas”.

Hoje: Gelcira está contando com você!

Gelcira Teles precisa do seu apoio na petição «Pela imediata retirada dos papagaios da 10ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre». Junte-se agora a Gelcira e mais 23.051 apoiadores.