Vitória

Não ao retorno às aulas presenciais em São Gonçalo - #Nãoéhoradevoltar

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 3.032 apoiadores!

Nós, abaixo assinados, trabalhadores e trabalhadoras da educação das escolas públicas e privadas, estudantes, pais, familiares e gonçalenses, pedimos ao Prefeito Nelson Ruas que suspenda às aulas presenciais nas escolas públicas e privadas em São Gonçalo.

Solicitamos que a vereadora e os vereadores da Câmara Legislativa de São Gonçalo/RJ, sejam responsáveis e impeçam tal ato que ceifará mais vidas em nossa cidade.

O pedido para que suspendam as aulas presenciais deverá se estender a todos os segmentos, pois estamos com o aumento de casos e diante de uma pandemia mundial que oferece diversos riscos a nossa população gonçalense. São Gonçalo já somam mais de 66.581 pessoas contaminadas, com 1.689 mortes confirmadas pela Covid-19, 86 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 703 em quarentena domiciliar e 150 óbitos em investigação. Até o momento, só foram vacinadas 103.071 pessoas com a primeira dose, em uma população de mais de 1 milhão de pessoas, sendo o segundo município mais populoso do estado do Rio de Janeiro. (dados em 10/04/2021 - fonte: Boletim Covid-19 - Prefeitura Municipal de Educação)

Estamos enfrentando um dos piores momentos da pandemia no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, com altos números de contágios e mortes. Os leitos ultrapassam 70% de ocupação, que já deveria ser motivo da não reabertura, conforme "Protocolo de Retorno às aulas" publicado em Diário oficial. Isso é uma ameaça às vidas e alto risco de colapso do sistema de saúde municipal.

Não é hora de insistirem em uma reabertura das escolas. Não podemos voltar às aulas presenciais. A prioridade deve ser uma campanha de vacinação para  a população gonçalense com a maior rapidez possível e a vacinação dos profissionais de educação no grupo prioritário.
As condições sanitárias das escolas não oferecem segurança e as novas variantes aumentam os riscos à vida de todas as pessoas dentro do espaço escolar. A volta das aulas presenciais aumenta ainda mais o risco de crescimento do contágio, oferecendo risco para toda a comunidade escolar e consequentemente para todas as pessoas que moram e trabalham no município.

- As escolas das redes públicas e privada de São Gonçalo, devem ser mantidas fechadas e com atividades remotas;
- A vacinação precisa avançar para todas as pessoas, incluindo a prioridade para os profissionais da educação;
- Não é hora de voltar. Defendam as vidas dos gonçalenses, dos profissionais, estudantes e familiares em primeiro lugar.

Hoje: Coletivo ELA - Educação Liberdade para Aprender está contando com você!

Coletivo ELA - Educação Liberdade para Aprender precisa do seu apoio na petição «partido dos trabalhadores: Retorno às aulas em São Gonçalo». Junte-se agora a Coletivo ELA - Educação Liberdade para Aprender e mais 3.031 apoiadores.