O Facebook e WhatsApp precisam se retratar sobre fake news no Brasil!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 50.000!

O futuro do Brasil está ameaçado por fake news e perfis falsos espalhados no Facebook e em grupos de WhatsApp. O Facebook tomou providencias nos EUA para evitar as fake news e perfis falsos mas se omitiu no Brasil. Ajude-nos a fazer com que o WhatsApp e Facebook tomem providências também no Brasil contra essa ameaça à nossa democracia.

Segundo este artigo do The New York Times, traduzido pelo UOL Notícias, o WhatsApp poderia implementar mudanças temporárias na plataforma para tentar frear as noticias falsas. De acordo com a pesquisa realizada pelos jornalistas, as táticas das campanhas de desinformação "são claras: elas fazem uso de uma estratégia combinada de pirâmide e rede, na qual os produtores criam conteúdo malicioso e o transmitem para ativistas regionais e locais, que então disseminam a mensagem para grupos públicos e privados". O artigo sugere que o aplicativo poderia então implementar 3 medidas simples em poucos dias: restringir os encaminhamentos, restringir as transmissões e limitar o tamanho de novos grupos. Leia mais clicando aqui

Além disso, uma reportagem da Folha de S.Paulo revelou o esquema de empresários brasileiros que bancaram campanhas contra o PT pelo WhatsApp, com contratos de até 12 milhões de reais. A prática pode ser considerada caixa 2 por representar doações de campanha feitas por empresas. Leia mais clicando aqui

Ajude-nos a compartilhar e aumentar o alcance dessa petição! Combater fake news não é uma questão de ideologia política. TODOS precisamos nos informar com fontes e informações verdadeiras e confiáveis.

A eleição deste ano já acabou, mas o WhatsApp e o Facebook devem revelar os nomes dos responsáveis por propagar as fakes news! É obrigação dessas empresas se responsabilizarem pelas distorções que elas provocam e devem informar o que estão fazendo para evitar que isso continue acontecendo, agora ou no futuro.

Hoje: Maristela está contando com você!

Maristela Mafei precisa do seu apoio na petição «O Facebook e WhatsApp precisam se retratar sobre fake news no Brasil!». Junte-se agora a Maristela e mais 46.127 apoiadores.