NOSSAS CRIANÇAS PRECISAM DE PROTEÇÃO, NÃO DE MEDO ❤️

160

Vamos chegar a 200 assinaturas!
Os abaixo-assinados com mais de 1.000 apoiadores têm cinco vezes mais chances de ganhar!

O problema


A Escola Municipal Professora Mércia Margarida Lacerda Machado tende uma comunidade escolar com diferentes realidades familiares.  É justamente por isso cada decisão precisa considerar não apenas os casos identificados dentro da escola, mas também as famílias e as crianças que fazem parte dela.

É importante lembrar que a comunidade escolar também é formada por crianças com deficiência, que podem apresentar necessidades específicas de cuidado, comunicação, mobilidade e acompanhamento. Em uma situação de escabiose, essas particularidades precisam ser consideradas nas medidas de prevenção, orientação e proteção, garantindo que todas as crianças estejam seguras, acolhidas e livres de qualquer forma de estigma ou discriminação.

Quando iniciamos esse  abaixo-assinado a nota divulgada, 14 estudantes foram diagnosticados com escabiose e 2 profissionais foram afastados. Uma equipe de saúde foi mobilizada para acompanhar a situação.

Hoje dia 06 de outubro, a Prefeitura de Lagoa Santa, através das Secretarias de Saúde e Educação, confirmou oficialmente o alarmante número de 191 casos de escabiose (sarna) registrados no município, com outros 49 em apuração. O surto está espalhado por todas as regionais:
​🔴 Regional Norte: 78 casos
🟠 Região Leste: 31 casos
🟡 Regional Sul: 15 casos
🔵 Regional Centro: 9 casos
🟢 Regional Nordeste: 7 casos
​Enquanto isso, a comunidade cobra uma ação direta para frear o contágio, como a suspensão temporária das aulas, mas a resposta é o silêncio e o desvio de foco.

Reconhecemos essa iniciativa. Mas perguntamos: é suficiente manter tudo funcionando normalmente sem olhar também para o impacto emocional que essa situação já está causando?

Crianças já estão dizendo umas às outras: “Não abraça ela porque ela tem aquela doença.”

Isso precisa nos preocupar.

Porque quando falta informação, nasce o medo.
Quando nasce o medo, pode surgir o preconceito.
E quando uma criança passa a ser evitada pelos colegas, ela também precisa ser protegida.

Não podemos cuidar da saúde física e esquecer a saúde emocional.

Nossas crianças não são números. Nossos professores não são números. Cada pessoa dentro daquela escola merece segurança, acolhimento, informação e respeito.

Não estamos pedindo culpados.
Estamos pedindo cuidado. Estamos pedindo prevenção. Estamos pedindo responsabilidade.

Exigimos que a Saúde e a Educação continuem avaliando a situação com rigor técnico e transparência absoluta. Todas as medidas de proteção para estudantes, profissionais e famílias devem ser implementadas, inclusive a reavaliação imediata das atividades presenciais .

ASSINE ESTE ABAIXO-ASSINADO.
Porque proteger uma criança é responsabilidade de todos nós.
Porque cuidar também é saber quando é preciso parar, avaliar e agir.
Porque nenhuma criança deve ter medo de ir para a escola  e nenhuma professora deve ter medo de trabalhar.

Nossa escola precisa ser lugar de aprender, conviver e crescer.
Não de medo, estigma ou insegurança.

PELA SAÚDE. PELO RESPEITO. PELA DIGNIDADE.
PELAS NOSSAS CRIANÇAS E POR QUEM CUIDA DELAS. ❤️

Mensagens de apoiadores

Atualizações do abaixo-assinado