Pressionando Programa da ONU para o Meio Ambiente e 4 outros

Evitar a derrubada de 579 árvores pela Prefeitura de Salvador

0

0 assinou. Ajude a chegar a 5.000

As 579 árvores da Av. Juracy Magalhães e Av. Acm, os Rios Lucaia e Camarajipe, e os animais que ali residem e visitam constituem um ambiente de vida que é fundamental para a cidade de Salvador.

O projeto BRT Lapa Iguatemi da Prefeitura de Salvador, que está em licitação, tem como objetivo derrubar estas 579 árvores e tampar os rios.

O BRT Lapa Iguatemi é totalmente desnecessário! O metrô já cumpre a função de transportar da Estação da Lapa à Estação Rodoviária, e transportou, em maio deste ano, uma média diária de 80 mil pessoas.

O projeto do BRT Lapa Iguatemi destrói a natureza e acrescenta muito cimento, deixando tudo muito feio. As vias elevadas NÃO resolverão o problema do engarrafamento - na verdade, há o risco de piorar esse problema.

O custo estimado inicialmente em mais de R$ 1 bilhão faz do BRT Lapa Iguatemi o BRT mais caro do Brasil, isso sem considerar o valor dos ônibus a serem comprados, os sempre esperados aditivos contratuais, e os possíveis casos de superfaturamento da obra e de corrupção.

A alternativa que atende perfeitamente à necessidade é a utilização das vias e dos ônibus já existentes, em faixas exclusivas de ônibus com monitoramento eletrônico total pelo sistema BHLS. 

Com o uso de faixas exclusivas de ônibus com o sistema BHLS, o custo seria consideravelmente inferior, preservando assim as 579 árvores e os rios tão necessários para a natureza da cidade de Salvador.

Assim, solicitamos à Prefeitura de Salvador, ao Ministério Público Estadual, ao Ministério Público Federal e ao Poder Judiciário que interrompam imediatamente a licitação e contratação do projeto BRT Lapa Iguatemi e iniciem a implantação do sistema de faixa exclusiva de ônibus com o sistema BHLS. 

Este abaixo-assinado será entregue para:
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Câmara Municipal de Salvador


Salvador Sobre Trilhos fez este abaixo-assinado do zero e agora já tem 4.204 apoiadores. Faça você também um abaixo-assinado e mude o que você quiser.




Hoje: Salvador Sobre Trilhos está contando com você!

Salvador Sobre Trilhos precisa do seu apoio na petição «NÃO à derrubada de 579 árvores pela prefeitura de Salvador!». Junte-se agora a Salvador Sobre Trilhos e mais 4.203 apoiadores.