Não à ampliação do aterro sanitário no Cabuçu (Guarulhos/SP)! Sim para política ambiental!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 15.000!

A cidade de Guarulhos pede SOCORRO! Somos contra a instalação de um novo aterro no Cabuçu (ampliação do já existente) que vai aniquilar a pouca natureza que resta na cidade, um crime ambiental de prejuízo irreparável em área de proteção ambiental!

A fauna e flora estão sendo desrespeitadas na nossa cidade! As diretrizes e princípios de Direito Ambiental não são observadas pelo poder público, que viola a Constituição Federal, legislação e sistema normativo ambiental vigente. Conforme estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, Guarulhos é a cidade que mais desmatou a mata atlântica em todo o Estado de São Paulo nos últimos anos.

BASTA DE DESCASO E ILEGALIDADE com o meio ambiente, que é de todos nós, o qual compartilhamos com as demais espécies de animais, fauna e flora.

Meio ambiente ecologicamente equilibrado é bem de TODOS, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo e assim, compete ao poder público municipal a promoção de educação ambiental e a conscientização pública para a sua preservação, bem como proteção da fauna e flora, princípios estes que não vem sendo observados, tampouco a vasta legislação ambiental protetiva acerca do tema.

A implantação de novo aterro na região do Cabuçu é ilegal e já se mostra em grande equívoco, tamanha a magnitude do ESCANDALOSO DESLIZAMENTO do aterro existente ocorrido no final de dezembro do ano de 2018, cujos prejuízos socioambientais são incomensuráveis sem que tenha havido qualquer responsabilização!

A população do entorno vem sofrendo com os gases tóxicos que estão sendo liberados no meio ambiente desde então! Queremos a devida apuração das responsabilidades!!! A proteção da área é uma questão premente de saúde pública!!! Somos contra a ampliação do aterro por inúmeros motivos legais, éticos, sociais, sanitários e ecológicos.

O aterro existente iniciou suas operações em 2001 em São Paulo, na divisa com Guarulhos e já é o segundo maior aterro sanitário/industrial privado do Estado de São Paulo, um dos maiores da América Latina. Recebe aproximadamente 6.000 toneladas de resíduos domiciliares e industriais por dia que, com a ampliação, passaria a ser destino do "lixo" das cidades adjacentes de Guarulhos!!!

Exigimos respeito com os moradores da cidade, com a natureza, com os animais silvestres, fauna e flora!!!

Ativistas ambientalistas denunciam: "A construção do aterro em território guarulhense representará a destruição de mais de 900 mil m2 de área, localizada dentro da Área de Proteção Ambiental, Cabuçu-Tanque Grande".

Será que ainda não aprendemos nada com a atual calamidade sanitária mundial (pandemia covid-19), em virtude do costumeiro desprezo à natureza e também desprezo ao habitat dos animais silvestres?

Ante o exposto, AO NOVO ATERRO NO CABUÇU , ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, MUNÍCIPES DE GUARULHOS E CIDADES ADJACENTES DIZEMOS UM AMPLO E SONORO NÃO! RESPEITAR A NATUREZA É RESPEITAR A VIDA!

EXIGIMOS RESPEITO AS LEIS AMBIENTAIS DE PROTEÇÃO À NATUREZA!

#cabuçuépulmão

#aonovoaterrodigonao