Precisamos da UBS que foi prometida para a Vila Guarani - Jabaquara urgentemente!

Precisamos da UBS que foi prometida para a Vila Guarani - Jabaquara urgentemente!

13.101 pessoas já assinaram. Ajude a chegar a 15.000!
Início
Petição para
Ministério Público de São Paulo e

A importância deste abaixo-assinado

Quem mora na região da Vila Guarani necessita de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) URGENTEMENTE e essa é uma luta antiga.

Até a década de 60, o Pronto Socorro da Praça Barão de Japurá era utilizado. Mas este foi desativado para a construção do Hospital Saboya no Distrito do Jabaquara. Deixando, assim, a comunidade sem um Pronto Atendimento mais próximo da comunidade.

Há 30 anos, eu, João Batista Mariano, conselheiro participativo municipal do Jabaquara, venho lutando e cobrando pela construção dessa UBS, mas sem nenhum resultado positivo. Apenas promessas vazias e não cumpridas de políticos.

Sempre escutei que não havia disponibilidade de locais (terrenos ou espaços pertencentes ao poder público, na área da Saúde), para a Construção da UBS Vila Guarani, que virou mais uma promessa em 2013.

Com mais de 232 mil habitantes, o distrito do Jabaquara tem oito UBSs espalhadas pela região, e quem mora na Vila Guarani tem que se deslocar para a unidade mais próxima que fica na Cidade Vargas, a uns 4 km do bairro.

Em 2019, em uma reunião do CONSEG Jabaquara na SACV, foram convidados as pessoas responsáveis pela área da saúde, e os munícipes interessados na Construção da UBS da Vila Guarani, onde uma Sra. compareceu com um abaixo-assinado com mais de 1.500 assinaturas, onde também estavam presentes os membros do Conselho Participativo Municipal do Jabaquara, o Subprefeito do Jabaquara (ex-Deputado Federal) Arnaldo Faria de Sá, mas infelizmente, o Secretário de Saúde não compareceu e tampouco enviou um representante para, pelo menos, ouvir as pessoas presentes. Nesta reunião foi exposto que já existia uma verba disponível (empréstimo) pelo BIRD para a realização da construção.

Um outro motivo que gerou atrasos, foi a desativação do CABO - Clube Atlético de Bocha Olaria, situado entre as Av. Diederichsen, esquina com Av. Leonardo da Vinci, pelo fato do terreno estar alocado à Secretaria de Esportes e deveria ser repassado para a Área da Saúde.

No dia 29 de setembro de 2020, o Secretário Municipal de Saúde, Edson Aparecido, esteve visitando o local já destinado para a UBS, ao lado do Subprefeito do Jabaquara, Heitor Sertão, gestores de saúde e alguns moradores. Durante a visita, o Secretário apresentou a planta e o projeto de construção, informando que o início das obras daria-se no primeiro semestre de 2021, caso o Prefeito Bruno Covas fosse reeleito. Mas nada aconteceu até agora!

Por diversas vezes, o Secretário de Saúde foi convidado para reuniões do Conselho Participativo Municipal do Jabaquara para posicionar-se e ouvir as solicitações, reivindicações e sugestões dos moradores. Mas não compareceu em nenhuma delas e nem enviou um representante. Inclusive, na última reunião do Conselho, em 17/06/2021, foram convidados também o Vereador Milton Leite e o Vereador Arnaldo Faria de Sá. O único que se fez presente na reunião por meio de videoconferência, foi o Vereador Arnaldo Faria de Sá.

Quando o Secretário de Saúde é questionado por alguma emissora de televisão, ele está sempre dizendo que a Prefeitura Municipal de São Paulo é pela Ciência, pela Vida e pela Saúde Pública. Mas fora das mídias televisivas, em plena Pandemia COVID-19, ele não se faz presente e muito menos cumpre com suas promessas e a construção da UBS da Vila Guarani, mais uma vez, tornou-se uma promessa eleitoreira.

Além disso tudo, ao lado do terreno que está destinado à construção da UBS, existe a EMEI Neusa Maria Rosa (que cuida de crianças na pré-escola e educação infantil). Pelo atraso da construção, o terreno ficou exposto ao mato crescendo, com possibilidades de mosquitos transmissores de doenças como dengue, Chikungunya, Leptospirose  e até escorpiões.

PORTANTO, EXIGIMOS A URGENTE CONSTRUÇÃO DA UBS VILA GUARANI!

Reivindicamos também a NÃO terceirização dos Serviços Públicos de Saúde, em PROL DE TODOS.

Por uma Gestão Pública comprometida com o bem-estar da população e em prol da Saúde Pública!

Nos ajude assinando e compartilhando este abaixo-assinado! A população de baixa renda precisa ser respeitada e ter suas demandas de saúde atendidas!

13.101 pessoas já assinaram. Ajude a chegar a 15.000!