Petition Closed

Mudem o local do aeroporto Arco Norte para longe do Parque Mata dos Godoy

O projeto Arco Norte baseia-se na construção de um grande aeroporto de cargas abastecido por rodovias conectadas ao local. Além disso, é  prevista a construção de uma grande infraestrutura com galpões de logística próprios de uma cidade industrial. O local escolhido fica ao lado do Parque Estadual Mata dos Godoy, e um empreendimento ali causaria um colapso ambiental e também desalojaria comunidades rurais dos arredores.

O Parque é uma área protegida que abriga uma das mais importantes florestas que restaram em todo o norte do Paraná. Com 690 hectares (cada hectare equivale a um campo de futebol), o PEMG está no centro de um conjunto florestal que totaliza 3 mil hectares com alta diversidade de plantas e animais.

Existem na Mata dos Godoy mais de 200 espécies de árvores, 60 de mamíferos e 300 de aves. Entre os animais, 28 deles estão ameaçados de extinção. Pesquisadores, promotores públicos e ONGs atestam a função ecológica de proteção dessa área que contribui para a regulação do clima e para a purificação da água consumida na região de Londrina.

O local pretendido para a instalação do aeroporto faz parte da Zona de Amortecimento do PEMG, uma área de influência prevista em lei que tem o objetivo de minimizar os impactos negativos sobre o parque.

Arco Norte: Uma ideia certa no lugar errado, uma vez que existem vários locais adequados para a instalação do aeroporto que não ao lado da Mata, que trariam benefícios econômicos a vários municípios sem causar um colapso ambiental e Londrina.

Pensar grande é integrar o norte do Paraná ao resto do país e do mundo, sem sacrificar o meio ambiente e a qualidade de vida da população.

Fique por dentro curtindo a fanpage da Mata dos Godoy no Facebook.

This petition was delivered to:
  • Sociedade Rural do Paraná
    Moacir Sgarioni
  • Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná
    José Richa Filho
  • Prefeitura de Londrina
    Alexandre Kireeff
  • ACIL - Associação Comercial e Industrial de Londrina
    Valter Orsi

Movimento Arco Norte SIM! Perto da Mata, NÃO! started this petition with a single signature, and now has 1,676 supporters. Start a petition today to change something you care about.