Pela volta das bolsas de iniciação científica para a área de humanas!

Pela volta das bolsas de iniciação científica para a área de humanas!
A importância deste abaixo-assinado

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por meio de um comunicado no site do ministério, no dia 23 de abril de 2020, anunciou a exclusão das áreas de humanas, artes e ciências sociais nos editais de bolsas de iniciação científica.
Fez isso de forma indireta, comunicando que apenas projetos ligados às áreas de tecnologia receberão a partir de agora esse tipo de financiamento. Os projetos de outras áreas, segundo o comunicado, precisam estar atrelados à tecnologia para serem financiados - o que, na prática, significa a exclusão de maioria dos projetos nas outras áreas.
As bolsas de iniciação científica financiam estudantes ainda na graduação em trabalhos que são importantes para a formação de pesquisadores e de profissionais críticos e criativos.
Essa decisão é um ataque ao pensamento crítico e transformador da realidade presente nos projetos dás áreas de humanas, artes e ciências sociais. Ataque de caráter covarde, por atingir pesquisadores em seu primeiro momento de formação.
Não à exclusão do pensamento crítico!
Queremos de volta as bolsas para estudantes das áreas de humanas, artes e ciências sociais!