Não destruam o Colégio Pedro II

Não destruam o Colégio Pedro II

26.135 pessoas já assinaram. Ajude a chegar a 35.000!
Início
Petição para
Ministro da Educação

A importância deste abaixo-assinado


MANIFESTO em DEFESA do COLÉGIO PEDRO II

 

A notícia de que o Pedro II poderia fechar as suas portas tomou de assalto toda a sociedade brasileira. Pode isso acontecer com a maior referência em Educação Pública no Brasil?

O Imperial Colégio Pedro II é instituição nacional, fundada em 1837, para ser, inicialmente, modelo de instrução secundária na Corte. Estendeu-se nas demais províncias e, hoje, por suas características que enriqueceram e fizeram evoluir a sua história, do Curso Primário à Universidade, ainda é considerado o Colégio Padrão no Brasil.

Levantam-se as vozes daqueles que fazem a História do Pedro II: alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, diretores e ex-diretores, todos herdeiros de valores de Educação e Cultura recebidos pelos ensinamentos de excelentes Mestres. E principalmente, a voz dos pais de alunos que se sentem felizes e seguros por saberem que seus filhos estão recebendo não somente conhecimentos necessários ao seu futuro, mas exemplos diários de Democracia, de Espírito Público, de Respeito ao País, de Fraternidade entre os Homens.

São muitas as vozes, e ainda bem que são tantas. Nas redes sociais, imediatamente, vieram a público defender o Pedro II, as atrizes Fernanda Montenegro e Andréa Beltrão. Lançaram Notas de Solidariedade ao Colégio: Cláudio Murilo Leal, Presidente da Academia Carioca de Letras, Ricardo Cravo Albin, Presidente do PEN Clube do Brasil, Eurídice Hespanhol, Presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ), Dyandréia Portugal, Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-RJ), Juçara Valverde, Presidente de Honra da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES).

Permitam-nos destacar, em nome da Reitoria do Colégio Pedro II, a voz do Reitor Prof. Oscar Halac, das antigas Diretoras-Gerais, Profa. Maria Amélia Palladino e Profa. Vera Maria Rodrigues, e os lendários Diretores-Gerais Prof. Tito Urbano da Silveira, Prof. Vandick Londres da Nóbrega, Prof. Wilson Choeri e Prof. Antônio José Chediak.

Pela importância deste Manifesto − o Colégio Pedro II é Patrimônio Histórico −  acreditamos ser oportuno ressaltar notáveis do seu Corpo Docente e Discente, que ilustram a trajetória do Colégio. Lecionaram no Pedro II os Ex-Alunos Eminentes: Euclides da Cunha, Aurélio Buarque de Holanda, Manuel Bandeira, Leôncio Correia, Pedro Nava, Maria Leda Chini, Dario Souto, Rui March, Fernando Segismundo, Leodegário Azevedo Filho e Sylvia Tiomno Tolmaskin.

Entre os alunos, tivemos cinco presidentes da República: Floriano Peixoto, Hermes da Fonseca, Nilo Peçanha, Rodrigues Alves e Washington Luiz. Na Diplomacia: Barão do Rio Branco e Alexandre Addor. Nas Artes Cênicas: nossa estrela maior, Fernanda Montenegro, Mário Lago, Gilberto Braga, Andréa Beltrão e Denise Fraga. No Jornalismo: Adolpho Bloch e Ricardo Cravo Albin. Na Literatura: Alceu Amoroso Lima, Carlos Henrique da Rocha Lima, Reynaldo Valinho Alvarez, Antenor Nascentes, Domício Proença Filho. Nas Ciências Sociais: Lélia Gonzalez. Na Música: Turíbio Santos, Lecy Brandão e Arlindo Cruz. Na Química, além de professor, foi aluno Tito Urbano da Silveira e na Física, Jayme Tiomno é um dos mais conceituados físicos do Brasil e do mundo. Na Astronomia: Ronaldo Rogério de Freitas Mourão. Na Engenharia: Bernardo Griner. Na Arquitetura: Adolpho Polillo. No Direito, o jurista Afonso Arinos de Melo Franco e a honra de ter sido ex-aluno o Ministro do Supremo Tribunal Federal e atual Presidente, Luiz Fux, assim como o médico e Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o Ministro da Cultura Jerônimo Moscardo, o Presidente do Banco do Brasil, Camilo Calazans e o Procurador Federal da Advocacia Geral da União, Carlos Augusto Pereira; a debutante da turma da Literatura, a ex-aluna Isabella Thiago de Mello, Assessora Especial deste Projeto. A lista seria extensa, mas não cabe neste breve espaço. Perdoem-nos a omissão.

Todos receberam lições de Cidadania, Cultura e Dignidade. Em seu abençoado recinto, tornaram-se “Homens de Bem.” E não somente de bem, mas homens de respeito e de conhecimento do valor da Causa Pública, dando ao Brasil o que receberam com mérito e dedicação em sala de aula.

Estamos com você, Pedro II! Na esperança da sua vitalidade, e de que o momento atual seja somente uma fase de dificuldades, na certeza de que seu valor cultural e humano prevalecerá.

Juntos, somos mais fortes!

Em tempo, o nosso agradecimento especial à Equipe Caliban, Ana Rosa Tendler, ao Coordenador da Campanha Digital, José Bulcão, a Designer, Kátia Arruda, a jornalista Joseti Marques e ao advogado, Dr. Luis Affonso Chagas. Vamos adiante!

Rio de Janeiro, 30 de Novembro de 2021.

Profa. Maria Amélia Palladino

Ex Diretora-Geral do Colégio Pedro II
Membro da Academia Carioca de Letras
Secretária Geral da Academia Luso Brasileira de Letras
Presidente da Federação das Academias de Letras & Artes do Estado do Rio de Janeiro –FALARJ.

ATENÇÃO! Essa campanha não solicita nenhuma espécie de colaboração financeira. Contamos apenas com sua assinatura e divulgação.

Assinam este manifesto:

Oscar Halac
Bernardo Cabral
Ricardo Cravo Albin
Adolpho Polillo
Alexandre Addor
Gilberto Braga, In Memoriam
Edgar Moura Brasil
Claudio Murilo Leal
Ivan Cavalcanti Proença
Antônio Carlos Secchin
Sergio Fonta
Silvio Tendler
João Batista Damasceno
Edir Meirelles
Carlos Nejar
Godofredo de Oliveira Neto
Ana Arruda Callado
Teresa Cristina Meireles de Oliveira
Juçara Valverde
Maria Leda Chini
Mary del Priore
Tania Zagury
Miriam Halfim
Carlos Augusto Pereira
Vera Maria Rodrigues
Dyandreia Portugal
Eurídice Hespanhol
Carmen Teresa Elias

 

 

26.135 pessoas já assinaram. Ajude a chegar a 35.000!