Vitória confirmada

Não alterem a categoria de reserva biológica do Tinguá! Ela corre risco e precisa ser protegida!

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 23.514 apoiadores!



A Reserva Biológica do Tinguá está correndo um sério risco. Recentemente o Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes, acenou com a possibilidade de recategorização da reserva para "parque nacional", fato que provocaria uma série de problemas ambientais e sociais para a região. O que a princípio parece um benefício, na verdade não é. Como Reserva Biológica, o Tinguá está muito mais protegido, já que parques nacionais são abertos à visitação turística, requerem mais funcionários e sofrem maior degradação ambiental.

Local onde foi descoberto o MENOR ANFÍBIO DO MUNDO, o "sapo-pulga", a Reserva do Tinguá é única,não apenas por sua beleza natural e riqueza da biodiversidade, mas pela história de sua criação. Diferente de outras unidades de conservação, a Reserva do Tinguá surgiu de baixo para cima, pela pressão da sociedade e dos movimentos sociais, tendo sido nomeada Patrimônio Natural da Humanidade - Reserva da Biosfera pela UNESCO (órgão da ONU) em razão de seu potencial hídrico. Além disso a Reserva do Tinguá é crucial para a manutenção do abastecimento hídrico do Rio de Janeiro, Região Metropolitana e Baixada Fluminense. Em tempos de crise hídrica, a preservação de seus mananciais é fundamental!

Por estar situada na Baixada Fluminense - uma região densamente povoada - a Rebio-Tinguá corre sério risco de incêndios, em razão da presença de linhas de oleoduto e gasoduto da Petrobras em seu subsolo, degradação pela ameaça de acúmulo de lixo em seu interior e comprometimento no abastecimento de água para aquela região, pelo risco de poluição de suas represas de captação, caso vire um espaço de lazer turístico. Nossa intenção com essa campanha não é barrar o acesso da população, uma vez que visitações já são permitidas, porém de forma controlada. 

Por tudo isso nós, ambientalistas que estávamos lá na luta pela criação da Reserva, exigimos do governo federal que o Tinguá mantenha o seu status atual de RESERVA BIOLÓGICA FEDERAL, com aumento do número de fiscais florestais e com autonomia administrativa e financeira de sua gestão. Ajude-nos, colocando a sua assinatura neste abaixo-assinado! Saudações ecológicas!



Hoje: Ricardo está contando com você!

Ricardo Portugal precisa do seu apoio na petição «Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira: Não alterem a categoria de reserva biológica do Tinguá! Ela corre risco e precisa ser protegida!». Junte-se agora a Ricardo e mais 23.513 apoiadores.