POR FAVOR: ajudem a salvar meu pai de 89 anos contra o mortífero CÂNCER DE CÉLULAS MERKEL

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!


Meu pai, João, idoso de 89 anos, foi diagnosticado com Câncer de células Merkel, um tipo raro e extremamente agressivo de câncer metastático de pele em novembro de 2016.

Este tipo de câncer é extremamente letal e, apesar de quimioterapia e radioterapia  leva  ao óbito do paciente no máximo em 4 anos (expectativa de vida média desde do diagnostico da doença) de acordo com esse estudo:

http://www.rbcp.org.br/details/1388/carcinoma-de-celulas-de-merkel--apresentacao-clinica--fatores-prognosticos--tratamento-e-sobrevida-de-32-pacientes

Meu pai que tem atualmente um tumor na axila esquerda e outro do lado direito das costas, passou por quimioterapia(6meses) e radioterapia(34 sessões) em 2017 para tentar controlar essa doença sobre o primeiro  tumor na coxa esquerda diagnosticado em 2016.  Após ter feito a quimioterapia e radioterapia, em janeiro desse ano de 2018 foi constatado 2 novos tumores,  um  na axila esquerda e o outro do lado direito das costas, Diante disso ele iniciou um novo ciclo  quimioterapia  em janeiro e terminou recentemente no final de abril. No resultado da tomografia e da ressonância do meu pai sobre o 2º ano de quimioterapia, o quadro clinico piorou: os 2 tumores iniciais estabilizaram de tamanho não diminuíram, só que surgiu um 3º tumor maligno na axila direita. Resumindo: 2º ano de quimioterapia não foi capaz de controlar essa doença metastática.

Também, o oncologista disse que devido ao estado debilitado de saúde dele e idade de 89 anos é inviável ele fazer radioterapia novamente.

Apesar dos tratamentos médicos(2 ciclos de 6 meses de quimioterapia, no mês passado iniciou o 3º ciclo que está em curso, e radioterapia de 34 sessões)   até agora executados, o oncologista explicou que pode haver a metástase dessa doença para outros órgãos vitais do corpo (coração, pulmão, fígado, rins, cérebro)  pois o câncer de células Merkel já é uma forma de câncer metastático

Em suma, meu pai João cumpriu todos os protocolos clínicos para tratamento de Câncer de células Merkel previstos pela legislação brasileira:  a radioterapia e a quimioterapia tem sido incapazes de controlar essa doença metastática.

Diante desse quadro, o oncologista disse ser recomendável tratar para controlar a doença com imunoterapia, na qual se utiliza os remédios Avelumab (Bavencio), Nivolumab(Opdivo) e  Pembrolizumab (Keytruda). Entretanto, não temos condições de comprar quaisquer desses medicamentos nos EUA ou Europa, que custaria hoje mensalmente R$ 25 000,00 por mês.

Acontece que imunoterapia para Câncer de células Merkel com os medicamentos retromencionados não tem no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil.

Em contato com a ANVISA do Ministério da Saúde, esta respondeu que nenhum desses três medicamentos tem no Sistema Único de Saúde (SUS).

Então denunciei ao Ministério Público Federal  a atual situação precária de tratamento de Câncer de células Merkel com a inexistência de medicamentos de imunoterapia no Sistema Único de Saúde SUS, de modo que se essa situação caótica não for resolvida poderá conduzir à morte do meu pai.

Relatei esse mesmo problema à Camara de Deputados e ao Senado Federal (Comissão de Assuntos Sociais).

Já que até a presente data nenhuma das entidades governamentais supramencionadas não fizeram absolutamente nada,  pedimos sua colaboração  para pressionar as autoridades (de saúde, executivas, legislativas e judiciárias)  desse país para imediatamente disponibilizarem medicamentos de imunoterapia contra Câncer de células Merkel no Sistema Único de Saúde (SUS), para evitar, desnecessariamente, não só a morte do meu pai, mas também de outros pacientes que tem Câncer de células Merkel, pois quem tem Câncer maligno e incurável não pode esperar.

Por favor, ajudem e compartilhem esse abaixo-assinado.   .

 Muito obrigado 


 ___________________________________________________________________

ANEXO

Esta 2ª parte do abaixo-assinado  é destinada especificamente aos responsáveis(parente próximo, médico, acompanhante profissional de saúde) pelos pacientes portadores de Câncer de células Merkel:

Foi protocalada a manifestação Nº MP: 37.0739.0003439/2018-1, por mim, junto à Procuradoria da República, Ministério Público Federal, que visa a investigar a ausência  de medicamentos de imunoterapia contra  Câncer de células Merkel no Sistema Único de Saúde (SUS).

Se você é paciente  portador de Câncer de células Merkel em qualquer cidade do Brasil e tem interesse em colaborar com as investigações do  Ministério Público Federal pela disponibilização de  medicamentos de imunoterapia contra  Câncer de células Merkel no Sistema Único de Saúde (SUS), então poderia enviar sua biopsia ou diagnóstico laboratorial na qual declara expressamente que você tem o diagnóstico morfológico de carcinoma de células Merkel, os documentos e os formulários devidamente preenchidos(também tem link para download deles abaixo no qual tem instruções para preenchimento) para:

Ministério Público Federal Procuradoria da República no Estado de São Paulo

Rua Frei Caneca, nº 1360

Consolação - São Paulo/SP

CEP 01307-002

Quaisquer dúvidas contatar o Ministério Público Federal Procuradoria da República no Estado de São Paulo

E-mail: prsp-atendimento_cidadao@mpf.mp.br

Telefone: (11) 3269-5000

O objetivo fundamental disso é fornecer fatos, provas e evidências para que o Ministério Público Federal conduza eficiente e eficazmente as investigações sobre a situação de alta  gravidade dos pacientes portadores de Câncer de células Merkel em todo território nacional, com o fim de procurar garantir-lhes o direito à saúde e à vida. Assim, quando você paciente enviar seus dados ao Ministério Público Federal, ele garantirá a privacidade, a confidencialidade, o anonimato e o sigilo total dos seus dados em segredo de justiça.

Link para download dos formulários:

https://mega.nz/#!u7AE1awS!wGRWZu62TziwZt3yEyb9UcdJGPg4WW6_bgFKiJy-6CU 

Fiz essa denúncia em favor de meu pai que, em novembro de 2016, descobriu ter essa doença,para qual até hoje não tem medicamentos de imunoterapia contra  Câncer de células Merkel no Sistema Único de Saúde (SUS).

Por favor, divulguem essa mensagem para os responsáveis (parente próximo, médico, acompanhante, profissional de saúde) pelos pacientes  portadores de Câncer de células Merkel para contatarem a Procuradoria da República no Estado de São Paulo.

Apenas estou tentando reunir, mediante um abaixo-assinado geral, os pacientes  portadores de Câncer de células Merkel de todo o Brasil para lutarem, coletivamente, pelos seus direitos com o  apoio do Ministério Público Federal em âmbito nacional.

Pois pacientes que sofrem de câncer maligno (neoplasia maligna) não podem esperar.

Muito obrigado  e que Deus abençoe a todos vocês.

 



Hoje: Francisca está contando com você!

Francisca Adriana precisa do seu apoio na petição «Ministério Público Federal : POR FAVOR: ajudem a salvar meu pai de 89 anos contra o mortífero CÂNCER DE CÉLULAS MERKEL». Junte-se agora a Francisca e mais 243 apoiadores.