Impeça o fechamento do ensino noturno da Escola Caetano de Campos! #CaetanoNoturnoResiste

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

A E.E. Caetano de Campos - Consolação (antiga Escola Normal), referência na Educação em São Paulo, foi fundada em 1846 - antigamente localizada na Praça da República onde hoje é a Secretaria da Educação, estando atualmente numa edificação tombada pelo patrimônio histórico estadual - localizada em frente a Praça Roosevelt e fazendo parte da história de memórias e conquistas dos moradores na cidade de São Paulo.

Precisamos do apoio para o NÃO FECHAMENTO DO PERÍODO NOTURNO! A comunidade precisa saber que por ordens vindas ora da Diretoria de Ensino ora de alguns funcionários, estão negando a realização de matrículas para novas turmas em 2021, de Ensino Médio EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Regular, e com isso o período noturno fica suscetível a fechar as portas por falta de matriculados, APESAR DE TER DEMANDA, afinal o mercado de trabalho requer níveis cada vez mais altos de qualificação.

Querem valorizar a PEI - Programa de Ensino Integral, que funciona durante o dia para alunos que não necessitam trabalhar e um ensino não exclui o outro, por isso precisamos da colaboração para continuar trabalhando e oferecendo o DIREITO À EDUCAÇÃO, pois nosso público já sofre de exclusão socioeconômica, cultural e educacional.

A Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 previram, inicialmente, o direito dos jovens e adultos ao Ensino Fundamental, obrigando sua oferta regular pelos poderes públicos. E a Emenda Constitucional 59 de 2009 ampliou esse direito ao Ensino Médio. Sendo assim, é um dever do Estado abrir salas e não fechá-las para este público trabalhador que alimenta a cidade e faz dessa uma das mais ricas do país e do mundo.

Nossa escola é uma referência atendendo jovens, adultos, imigrantes, refugiados e público LGBTQIA+, além de estagiários dos cursos de licenciatura e bacharelado que visam a docência. Nossos estudantes são trabalhadores de diversas regiões da cidade, que aproveitam bravamente para estudar em nossa escola pois conta também com uma infra estrutura de transporte público (metrô linha amarela, vermelha e corredor de ônibus para todas as zonas da cidade), além de um quadro excelente de professores qualificados e com experiência em sala de aula.

O acesso à Educação é fundamental para que TODOS possam intervir de modo consciente na esfera pública, participar plenamente da vida cultural e contribuir com seu trabalho para a satisfação das necessidades básicas e a melhoria das condições de vida da sociedade.

A EJA é a alternativa oferecida pelo Estado para dar educação àqueles que não tiveram acesso ou desistiram da escola. O sistema de educação para adultos é de extrema importância para a formação de cidadãos, conscientes de seus deveres e direitos, e para a economia do país.

Nós solicitamos ao Ministério Público o acompanhamento do tema porque entendemos que a Secretaria da Educação deve estabelecer políticas públicas educacionais que visem, justamente, o não fechamento de turmas, turnos e escolas.

Caetano de Campos é escola de luta! Escola não se fecha, se amplia!