Vitória confirmada

Libere que gestantes tenham o apoio de doulas nas maternidades - aprove o PL 2195/13

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 8.585 apoiadores!

Sou Morgana e tenho dois filhos que me orgulham muito: Dave, 17 anos, e Teodoro, 2 anos. O primeiro nasceu de cesariana e o segundo de parto normal hospitalar. Sou mãe solteira, conheço bem os desafios do parto e acredito que a mulher deve ter o apoio que achar necessário neste momento. Por isso, peço que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o secretário de Saúde, Daniel Soranz, liberem a participação das doulas nas maternidades, para além do acompanhante usual - geralmente um familiar. As autoridades querem estimular o parto normal, mas não permitem que as mulheres tenham este apoio.

A diferença destes dois momentos não foi o meu desejo por parto normal, mas sim a situação na qual fui colocada. Com o primeiro filho, ao chegar no hospital, fui isolada da minha família, via médicos preparando a cirurgia e eu ali sem voz. Sem apoio nenhum, peguei meu bebê nos braços somente 20 horas depois. Dave teve complicações e tive que ir para casa sozinha, com todas as dificuldades de uma recém-operada.

Quando engravidei novamente, o medo de passar por isso me levou a grupos de apoio. Conheci então as doulas, profissionais que dão apoio físico e emocional antes, durante e após  parto para as gestantes. Tive a possibilidade de contratar uma doula, que foi fundamental para uma chegada mais suave do Teodoro. Eu me preparei com muita informação e vivi uma experiência linda do nascimento do meu filho.

No entanto, a rede municipal de saúde do Rio de Janeiro proibe a permanência da doula na maternidade com a gestante. Precisamos mudar a realidade dos nascimentos dos nossos filhos. Assim, peço que você assine e compartilhe este abaixo-assinado.

Foto: Lucas Moritz

Hoje: Morgana Eneile está contando com você!

Morgana Eneile Almeida precisa do seu apoio na petição «Liberem as Doulas nas maternidades do Rio de Janeiro!». Junte-se agora a Morgana Eneile e mais 8.584 apoiadores.