Pedido de Tombamento da Usina Barcelos como Patrimônio Cultural junto ao Inepac

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

Um dos importantes patrimônios arquitetônicos do Norte Fluminense pode ter seu espaço preservado. A Usina Barcelos teve seu pedido de tombamento protocolado junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) com o número 622/17.

A Usina Barcelos foi inaugurada no dia 23 de novembro de 1878 – prestes a completar 140 anos – e contou com a ilustre presença do Imperador D. Pedro II (veio especialmente para o ato), da Imperatriz Thereza M. Christina, demais pessoas da Família Imperial e uma vasta comitiva.

É um espaço de memória do açúcar, da história ferroviária e da navegação, tudo num mesmo local. No interior de São Paulo estes espaços estão se tornando museus e fomentando o turismo cultural. A Usina Barcelos não é um patrimônio apenas de São João da Barra. É do Norte Fluminense, do Estado do Rio e do Brasil.

Recentemente houve um processo de início de desmantelamento da Usina. É preciso manter viva esta memória!

Hoje: Bruno está contando com você!

Bruno Costa precisa do seu apoio na petição «Inepac : Pedido de Tombamento da Usina Barcelos como Patrimônio Cultural junto ao Inepac». Junte-se agora a Bruno e mais 234 apoiadores.