Contra a diminuição da carga horária de FILOSOFIA, SOCIOLOGIA e ARTE imposta pela SEED PR.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 25.000!

As disciplinas de filosofia, sociologia e arte são de grande importância para a formação do pensamento crítico. São disciplinas que não interessam aos políticos, aos poderosos, à burguesia e àqueles que apostam na alienação, na manipulação e na militarização como forma de controle da formação dos adolescentes e jovens nas escolas públicas.

Desde o ano 2016, com a imposição da reforma do ensino médio, no governo golpista de Michel Temer, a filosofia, sociologia e artes vem sofrendo constantes ataques.

Em dezembro de 2020, a SEED PR emitiu a Instrução normativa 011/2020, impondo a diminuição da carga horária das disciplinas de filosofia, sociologia e arte.

Nessa mesma instrução a SEED PR impõe a disciplina de educação financeira, uma disciplina totalmente desconectada da realidade dos estudantes das escolas públicas paranaenses, oriundos da classe trabalhadora, que tem todo o direito de ter acesso ao conhecimento científico, filosófico, sociólogo e artístico.

A diminuição da carga horária de filosofia implicará na demissão de milhares de professores/as dessas disciplinas.

Vale destacar que essas disciplinas foram duramente atacadas na ditadura militar e, ao que parece, continua incomodando os governantes e os poderosos.

Nesse sentido, esse abaixo assinado requer a revogação dessa instrução e a garantia da duas horas aulas das referidas disciplinas.

Não à precarização da educação pública paranaense.

Pelo direito dos jovens da classe trabalhadora terem acesso a educação de qualidade.