NOMEAÇÃO DOS DOCENTES CONCURSADOS DA UPE JÁ!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!


A Universidade de Pernambuco (UPE) enfrenta um sério déficit de docentes em seus campi, o que afeta a qualidade dos imprescindíveis serviços educacionais prestados à sociedade. Hoje, a instituição precisa recorrer a contratos temporários de trabalho (muitos deles vencidos e, portanto, irregulares) ou empréstimo de servidores, oriundos de outras instituições de ensino, para não paralisar suas atividades.

Este ano, foi realizado um concurso público para o provimento de 108 vagas de professores universitários (portaria conjunta SAD/UPE nº 097, de 26 de outubro de 2017), cujo resultado foi homologado em maio do ano corrente (portaria conjunta SAD/UPE nº 71, de 15 de maio de 2018). Desse quantitativo, apenas 15 aprovados foram nomeados, para substituição dos casos de vacância. Os demais aguardam, sob a alegação de que o Estado se encontra acima do limite prudencial de gastos com pessoal, portanto impedido de ampliar o quadro de servidores.

Enquanto isso, os aprovados assistem nas últimas semanas, à nomeação de mais de 300 servidores para diversos outros órgãos, e à abertura de seleções simplificadas para provimento de professores temporários em vagas para as quais já existe professor efetivo aprovado e sob espera. Esta situação ameaça a qualidade e continuidade dos serviços da UPE: por um lado, os campi precisam de provimento urgente de mão de obra apta a ensino, pesquisa e extensão, requisitos para o funcionamento de uma universidade (considerando que contratos temporários proveem apenas o ensino, e em regime precário, afetando fortemente a formação do aluno); por outro, diversos aprovados aguardam urgentemente (muitos dos quais desempregados e oriundos de outros estados) a nomeação para o efetivo exercício de suas funções.

Dessa forma, tendo em vista que educação superior é também um assunto prioritário ao projeto educacional do governo do Estado de Pernambuco, os professores aprovados, a comunidade acadêmica e a sociedade solicitam o urgente provimento desse corpo docente, mediante a NOMEAÇÃO IMEDIATA dos aprovados às vagas que lhes competem.



Hoje: Concursados está contando com você!

Concursados UPE precisa do seu apoio na petição «Governo do Estado de Pernambuco: NOMEAÇÃO DOS DOCENTES CONCURSADOS DA UPE JÁ!». Junte-se agora a Concursados e mais 3.075 apoiadores.