Petition Closed
Petitioning Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin and 2 others
This petition will be delivered to:
Governador do Estado de São Paulo
Geraldo Alckmin
Secretário de Saúde
Giovanni Guido Cerri
Secretário da Casa Civil
Edson Aparecido

Gov. @GeraldoAlckmin_: Aprove as leis que combatem a obesidade infantil #SancionaAlckmin

17,466
Supporters

Atualização: o projeto de lei 193/2008 foi vetado pelo governador, porém continuamos pressionando pela aprovação o PL n° 1096/2011.

Nós nunca estivemos tão perto de uma vitória tão grande contra a obesidade infantil.

No dia 18.12.2012, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou dois Projetos de Lei  que tratam da proteção da criança e de seu direito à saúde e à alimentação saudável. Um deles proíbe a venda de alimentos com brinde ou brinquedos; o outro proíbe a publicidade de alimentos não saudáveis em rádios e TVs das 6h às 21h, e também em qualquer horário dentro de escolas públicas e privadas. 

Até o final de janeiro o Governador Alckmin poderá, ou não, aprová-los.  

Caso sejam sancionados, esses projetos de lei serão um marco na luta contra a epidemia de obesidade infantil que assola o país - 30% das crianças brasileiras apresentam sobrepeso e 15% delas já são obesas.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Datafolha, quase 80% dos pais acreditam que a publicidade de alimentos não saudáveis prejudica os hábitos alimentares de seus filhos, e 76% são favoráveis a algum tipo de restrição à publicidade direcionada para crianças. Pais e mães dependem destas leis para, juntos com o estado, tratarem deste mal que assola tantas crianças brasileiras. 

Essa é uma oportunidade única para que o Governador Alckmin faça sua parte: ouvindo o desejo da sociedade, protegendo nossas crianças e reduzindo os enormes custos com a saúde pública gerados pela epidemia da obesidade. 

Bastam duas assinaturas do governador Geraldo Alckmin para mudarmos a história. Você vem com a gente?


Letter to
Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin
Secretário de Saúde Giovanni Guido Cerri
Secretário da Casa Civil Edson Aparecido
Peço a sanção imediata dos projetos de lei n° 1096/2011, aprovado pela Alesp dia 18.12.2012, que trata da regulação da publicidade de alimentos não saudáveis.

O senhor, como médico, sabe da importância de uma alimentação saudável e equilibrada no desenvolvimento de uma criança. Como pai, o senhor sabe como pode ser difícil educar os filhos para que tenham uma alimentação saudável, especialmente com tantos apelos para o consumo de alimentos com altos teores de sal, gordura e açúcar. E como Governador, o senhor sabe quanto doenças relacionadas à obesidade custam aos cofres públicos.

Este projeto de lei é fundamental para proteger nossas crianças da obesidade e de todos os males associados a eles. Serão pioneiros no Brasil e no mundo, se tornando um marco no combate à obesidade infantil. Os dados do IBGE são alarmantes e exigem ação urgente: 30% das crianças brasileiras apresentam sobrepeso, e cerca de 15% delas já estão obesas. Pais e mães apoiam estas medidas, 76% dos adultos são favoráveis a algum tipo de restrição à publicidade direcionada para crianças.

Por tudo isso, gostaria de pedir a sanção imediata do Projeto de Lei 1.096/2011.