

Retirar o Projeto de Lei que permite a concessão por 30 anos à iniciativa privada de todas as reservas florestais, incluindo parques e estações ecológicas.
O problema
Cada acre de floresta destruída é mais um animal extinto; cada árvore cortada é menos ar puro no planeta; cada indústria que rouba nosso patrimônio está destruíndo o futuro de nossos filhos e netos, e é por isso que precisamos agir agora, antes que seja tarde.
Não à venda das reservas florestais de São Paulo!
Tomei um susto na manhã deste domingo, quando li uma notícia sobre o Projeto de Lei 249/2013, que, em sua versão original, permite a concessão por 30 anos à iniciativa privada de reservas florestais, incluindo parques e estações ecológicas no Estado de São Paulo. Mesmo depois das explicações da secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias (o projeto foi proposto pelo governador Geraldo Alckmin), sobre as boas intenções do governo estadual, não estão claras as regras para a exploração do ecoturismo nas áreas.
Até onde temos informações, nova versão do projeto deverá ser enviada à Assembleia Legislativa, depois que a primeira foi colocada na pauta em caráter de urgência sem qualquer divulgação.
É preciso estar atento ao alcance do que essa nova versão vai propor e, especialmente, a duas questões: (1) qual o impacto da concessão para caiçaras, indígenas, quilombolas e agricultores que hoje ocupam esses territórios? e (2) é necessário um amplo debate com a sociedade para se definir os direitos e poderes que o Estado dará à iniciativa privada na exploração desses locais.
Meu interesse em relação ao assunto é o de uma cidadã que não quer ver o pouco que nos resta de verde ser devorado pelos interesses econômicos de um governo que já mostrou de que lado está (basta lembrar como Geraldo Alckmin vem tratando da água e dos professores do Estado).
Precisamos pressionar o governo para que qualquer negociação envolvendo nossas reservas ambientais tenham transparência!

Bel NigriCriador do abaixo-assinado
Este abaixo-assinado conseguiu 140 apoiadores!
O problema
Cada acre de floresta destruída é mais um animal extinto; cada árvore cortada é menos ar puro no planeta; cada indústria que rouba nosso patrimônio está destruíndo o futuro de nossos filhos e netos, e é por isso que precisamos agir agora, antes que seja tarde.
Não à venda das reservas florestais de São Paulo!
Tomei um susto na manhã deste domingo, quando li uma notícia sobre o Projeto de Lei 249/2013, que, em sua versão original, permite a concessão por 30 anos à iniciativa privada de reservas florestais, incluindo parques e estações ecológicas no Estado de São Paulo. Mesmo depois das explicações da secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias (o projeto foi proposto pelo governador Geraldo Alckmin), sobre as boas intenções do governo estadual, não estão claras as regras para a exploração do ecoturismo nas áreas.
Até onde temos informações, nova versão do projeto deverá ser enviada à Assembleia Legislativa, depois que a primeira foi colocada na pauta em caráter de urgência sem qualquer divulgação.
É preciso estar atento ao alcance do que essa nova versão vai propor e, especialmente, a duas questões: (1) qual o impacto da concessão para caiçaras, indígenas, quilombolas e agricultores que hoje ocupam esses territórios? e (2) é necessário um amplo debate com a sociedade para se definir os direitos e poderes que o Estado dará à iniciativa privada na exploração desses locais.
Meu interesse em relação ao assunto é o de uma cidadã que não quer ver o pouco que nos resta de verde ser devorado pelos interesses econômicos de um governo que já mostrou de que lado está (basta lembrar como Geraldo Alckmin vem tratando da água e dos professores do Estado).
Precisamos pressionar o governo para que qualquer negociação envolvendo nossas reservas ambientais tenham transparência!

Bel NigriCriador do abaixo-assinado
Os tomadores de decisão
Geraldo Alckmin
Atualizações do abaixo-assinado
Compartilhar este abaixo-assinado
Abaixo-assinado criado em 21 de junho de 2015