Descongela Cultura Já!

Já assinou 0 pessoa. Ajude a chegar a 5.000.

Congelar as políticas culturais e recursos da cultura em uma cidade é atacar contra o desenvolvimento social e econômico da mesma.

No início desse ano, foi anunciado um congelamento de 43,5% da verba da cultura da Cidade de São Paulo. Esse congelamento coloca em risco e inviabiliza projetos da Secretaria Municipal de Cultura tais como:

Programa Vocacional
PIA (Programa de Iniciação Artística)
Fomento à Dança
Fomento ao Teatro
Fomento das Periferias
Fomento ao Circo
Jovem Monitor Cultural
VAI I e VAI II
Prêmio Zé Renato
Cultura Viva (Pontos de Cultura)
Programa Aldeias
Circuito Municipal de Cultura
Programa Agente Comunitário(a) de Cultura
Centro de Referência da Dança de SP
Clube do Choro
SP Cine
Programação de equipamentos culturais: bibliotecas, centros culturais, Casas de Cultura e CEUs
Semana do Hip Hop
Vocacional do Hip Hop
Encontro de Malabares
Centro de Memória do Circo
Palhaçaria Paulistana
Circuito Carnaval de Rua
Criação da Casa da Capoeira
Programação de atividades e eventos da cultura Reggae
Fomento à Música - SP Cidade da Música
Edital Redes e Ruas
Programa Ônibus-Biblioteca
Programa Veia e Ventania
Manutenção de Sistemas de Informação e Comunicação

Esses programas e leis são conquistas históricas não só dos artistas, mas da população e da cidade de São Paulo.

O congelamento além de travar o desenvolvimento criativo da cidade também fere diversos processos de formação e inclusão e diminui a movimentação econômica em setores que dialogam diretamente com a cultura como: restaurantes, hoteis, bares, gráficas, estacionamentos, publicidade, mídia, etc.

É importante ressaltar que o orçamento aprovado na Câmara Municipal não atinge nem 1% do orçamento global do município. Com o congelamento, e com os pagamentos de contratos com terceirizados (segurança, limpeza, etc, firmados no fim do ano passado) e servidores, a verba disponível para os programas e programação cultural torna-se insuficiente.

Contra esse congelamento que ameaça a cultura da Cidade de São Paulo foi criada a Frente Única da Cultura de SP (foto), composta por artistas de todas as linguagens (artes visuais, cinema, circo, dança, música, teatro, literatura, fotografia, design), segmentos da cultura (saraus, cultura popular, arte de rua) trabalhadores e trabalhadoras da cultura (bibliotecas, arte-educadores, monitores culturais), além da população atendida por esses Programas.

Nossa luta é pelo DESCONGELAMENTO TOTAL da verba da cultura, bem como a execução integral do orçamento aprovado e votado na Câmara dos Vereadores no ano passado.

Esta luta é de todos!

Participe da Frente Única da Cultura SP:

Instagram :: @DescongelaCulturaJa

Hoje: Frente Única da Cultura está contando com você!

Frente Única da Cultura Descongela Cultura Já precisa do seu apoio na petição «Frente Única da Cultura: Descongela Cultura Já!». Junte-se agora a Frente Única da Cultura e mais 4.262 apoiadores.