Vitória confirmada

Financiem 12 anos de educação para meninas ao redor do mundo

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 1.108.093 apoiadores!

Uma mensagem de Malala Yousafzai, co-fundadora da Fundação Malala e vencedora do Nobel da Paz:

Às vezes as pessoas me perguntam por que é importante que meninas frequentem a escola? Eu acho que a pergunta mais importante é: por que meninas não deveriam ter o direito de ir à escola?

Uma amiga minha de 16 anos, Muzoon, da Síria, vai de tenda em tenda em seu campo de refugiados na Jordânia encorajando jovens a ficarem na escola. Minha irmã Amina, do norte da Nigéria (onde o Boko Haram ameaça garotas pela simples vontade de estudar), também dá orientação a meninas que ainda querem ir à escola.

Há cerca de 60 milhões de jovens pelo mundo com sede de educação que não tiveram a oportunidade de estudar ou precisaram abandonar a escola muito cedo. Juntos nós podemos mudar isso.

Em setembro, líderes do mundo todo vão se comprometer a garantir a marca de 12 anos de educação gratuita, segura e de qualidade para todos os meninos e todas as meninas nas novas Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Esse compromisso é uma promessa incrível. Mas um compromisso só conta se é mantido. A Aliança Mundial pela Educação (GPE — Global Partnership for Education) deve defender esse compromisso, da mesma forma que fez até hoje com a marca de 9 anos de educação para milhões de crianças.

O GPE é o maior financiador de educação em alguns dos países mais pobres do mundo, fazendo um trabalho incrível para que alunos estudem todos os dias. Quando países dão dinheiro para ajuda internacional em educação, boa parte vai para o GPE, e em dezembro será decidido como esse dinheiro será usado em mais de 60 nações.

Hoje, porém, o foco do GPE nesses países é financiar 9 anos de educação gratuita e de qualidade para meninas. Estamos pedindo para o Conselho do GPE expandir o foco para 12 anos de educação, e também distribuir mais dinheiro para que as garotas tenham oportunidade de terminar o ensino médio. Uma mudança assim faria uma diferença gigante na vida de milhões de meninas, que poderão vir a ser as líderes, professoras, cientistas que elas querem e de que o nosso mundo precisa.

Sou abençoada todos os dias por acordar e saber que eu pude ter uma educação gratuita e de qualidade, mas eu não deveria ser a exceção. Agora é a hora de unir nossas vozes e ajudar nossas irmãs no mundo todo.

Nos dê o seu apoio e peça ao GPE e seus parceiros que garantam 12 anos de educação para meninas, comprometendo-se a levantar o dinheiro necessário para isso.

#ComMalala

Hoje: Malala Yousafzai está contando com você!

Malala Yousafzai precisa do seu apoio na petição «Estou #ComMalala: Financiem 12 anos de educação para meninas ao redor do mundo». Junte-se agora a Malala Yousafzai e mais 1.108.092 apoiadores.