Substituir a foto de Machado de Assis embranquecido pela real nos livros

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 15.000!

Machado de Assis. O maior escritor da literatura brasileira. Foi retratado como branco durante séculos para ser reconhecido pela elite cultural. Mas era um homem negro. Chegou a hora de reparar essa injustiça racial e começar a corrigir o racismo na literatura brasileira.

No mês do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, a Faculdade Zumbi dos Palmares lança o movimento #MachadodeAssisReal, convocando milhares de brasileiros a corrigirem livros, onde a imagem de Machado de Assis aparece embranquecida, trocando-a por uma imagem real, recriada com base em dados históricos, respeitando seus traços, sua origem e o tom da sua pele.

Mais do que corrigir o passado, queremos que esse absurdo racial deixe de ser perpetuado na literatura brasileira. Por isso, criamos este abaixo-assinado para que as editoras e livrarias deixem de imprimir, publicar e comercializar livros em que o escritor aparece embranquecido e substitua a imagem preconceituosa pela foto de Machado de Assis Real.