O 'FIFA Soccer', da empresa EA Sports, é um dos jogos mais vendidos do mundo. Várias gerações cresceram jogando este game. Mas ele não inclui nenhuma equipe feminina nem nenhuma jogadora de futebol. Por que o futebol feminino não é representado no jogo mais famoso de futebol?

Sou Verónica Boquete, mulher e jogadora de futebol da Seleção Espanhola. Treinei desde pequena com meus amigos, mas nos jogos me deixavam no banco por ser menina. Naqueles anos, vi como muitas desistiram de seus sonhos por não ter oportunidade de jogar. Simplesmente por serem garotas.

Acho que é um problema de base, de educação. E que podemos fazer muito para avançar na igualdade de gêneros por meio do esporte. Eu quero contribuir com este abaixo-assinado.

Por isso peço à EA Sports que contribua com a igualdade no esporte e inclua jogadoras mulheres no game 'FIFA Soccer'.

Parece besteira, mas não é. Incluir jogadoras no 'FIFA' animaria as meninas que, como eu, amam o futebol a desenvolver sua paixão, a competir para conquistar seu sonho e a normalizar a relação entre a mulher e o esporte. Porque as crianças que hoje jogam serão a sociedade adulta de amanhã.

Façamos o futebol ajudar a romper barreiras.

Obrigada por me ajudarem assinando e divulgando este abaixo-assinado.

 

*Vero Boquete é jogadora de futebol profissional, hoje atuando no Tyresö FF da Liga Feminina da Suécia e na Seleção Feminina de futebol da Espanha. Foi campeã da Liga Sueca com o Tyresö FF em 2012 e finalista da Liga Norte-Americana de Futebol (Women's Professional Soccer), quando foi nomeada a jogadora mais valiosa da temporada 2011-2012 no Philadelphia Independence.

** Vero Boquete criou este abaixo-assinado na Espanha seguindo a iniciativa de Rebekah Araoujo, uma adolescente de Highland (Maryland) amante de futebol que pede à EA Sports que possa jogar com jogadoras no 'FIFA Soccer'. Esta é a petição de Rebekah na Change.org.

Letter to
EA Sports FIFA Executive Producer David Rutter
Communications Specialist, EA Sports Brad Hilderbrand
Senior Communications Manager, EA Sports Julie Foster
and 1 other
Responsable de Comunicación y RRPP de EA Sports en España Erea Palacios
Aos cuidados de EA Sports, desenvolvedora do game de futebol 'FIFA Soccer'.

Peço que incluam jogadoras mulheres na próxima edição do 'FIFA'.

Desde 1993, várias gerações de jovens jogam este jogo, que virou estrela do futebol até entre os jogadores. Os senhores podem ajudar muito na igualdade da mulher no esporte.

Obrigada.