

Disponibilizar o FreeStyle Libre pelo SUS
O problema
Conviver com o diabetes significa viver em alerta constante. Um erro no controle da glicemia pode custar a vida. Para os diabéticos, o FreeStyle Libre não é luxo; é uma ferramenta essencial de tratamento que ajuda a manter os níveis de glicose sob controle. No entanto, o alto custo deste dispositivo impede que milhares de pessoas que convivem com essa condição tenham acesso a uma tecnologia vital na prevenção de complicações graves.
O FreeStyle Libre é um sistema inovador que facilita o monitoramento contínuo da glicose, eliminando a necessidade de perfurações frequentes nos dedos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, 13 milhões de pessoas no Brasil vivem com diabetes. Dentre elas, muitas dependem de dispositivos de monitoramento para manter a qualidade de vida e evitar complicações sérias como a hipoglicemia e hiperglicemia, que podem levar a internações hospitalares onerosas.
Infelizmente, o acesso ao FreeStyle Libre ainda é limitado pelo alto custo, tornando-o inacessível para muitos pacientes que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos EUA, o uso deste dispositivo é coberto por seguros de saúde, o que facilita sua aquisição por quem depende dele. Não podemos deixar que questões financeiras definam quem tem o direito de viver com dignidade e segurança.
Nosso pedido é claro: o FreeStyle Libre deve ser disponibilizado de forma gratuita pelo SUS ou, ao menos, com um preço acessível mediante subsídio governamental. Tal medida não apenas promoveria a igualdade no acesso à saúde, mas também reduziria as complicações relacionadas ao diabetes, diminuindo assim os custos gerais com saúde pública.
Solicitamos ao Ministério da Saúde e a todos os órgãos responsáveis que considerem essa questão com a seriedade que ela merece. A saúde é um direito de todos, e é hora de garantir que todos tenham acesso igualitário aos benefícios da tecnologia médica.
Assine esta petição e ajude-nos a lutar por uma saúde pública mais justa e acessível para todos os brasileiros que convivem com o diabetes. Com seu apoio, podemos fazer a diferença.

11
O problema
Conviver com o diabetes significa viver em alerta constante. Um erro no controle da glicemia pode custar a vida. Para os diabéticos, o FreeStyle Libre não é luxo; é uma ferramenta essencial de tratamento que ajuda a manter os níveis de glicose sob controle. No entanto, o alto custo deste dispositivo impede que milhares de pessoas que convivem com essa condição tenham acesso a uma tecnologia vital na prevenção de complicações graves.
O FreeStyle Libre é um sistema inovador que facilita o monitoramento contínuo da glicose, eliminando a necessidade de perfurações frequentes nos dedos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, 13 milhões de pessoas no Brasil vivem com diabetes. Dentre elas, muitas dependem de dispositivos de monitoramento para manter a qualidade de vida e evitar complicações sérias como a hipoglicemia e hiperglicemia, que podem levar a internações hospitalares onerosas.
Infelizmente, o acesso ao FreeStyle Libre ainda é limitado pelo alto custo, tornando-o inacessível para muitos pacientes que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos EUA, o uso deste dispositivo é coberto por seguros de saúde, o que facilita sua aquisição por quem depende dele. Não podemos deixar que questões financeiras definam quem tem o direito de viver com dignidade e segurança.
Nosso pedido é claro: o FreeStyle Libre deve ser disponibilizado de forma gratuita pelo SUS ou, ao menos, com um preço acessível mediante subsídio governamental. Tal medida não apenas promoveria a igualdade no acesso à saúde, mas também reduziria as complicações relacionadas ao diabetes, diminuindo assim os custos gerais com saúde pública.
Solicitamos ao Ministério da Saúde e a todos os órgãos responsáveis que considerem essa questão com a seriedade que ela merece. A saúde é um direito de todos, e é hora de garantir que todos tenham acesso igualitário aos benefícios da tecnologia médica.
Assine esta petição e ajude-nos a lutar por uma saúde pública mais justa e acessível para todos os brasileiros que convivem com o diabetes. Com seu apoio, podemos fazer a diferença.

Os tomadores de decisão
Atualizações do abaixo-assinado
Compartilhar este abaixo-assinado
Abaixo-assinado criado em 27 de dezembro de 2025