0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!

CARTA ABERTA DE REPÚDIO

À Douta Congregação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ - USP

A comunidade de alunos e ex-alunos da ESALQ, abaixo assinados, vem por meio desta carta aberta manifestar seu repúdio e indignação com a mudança que está em curso na identidade visual dos símbolos da nossa tão amada Gloriosa Escola.

As manifestações tiveram início assim que surgiram as primeiras notícias das alterações veiculadas nas mídias sociais e ganharam corpo conforme os ex-alunos tomavam conhecimento das novas apresentações conforme as imagens contidas no links de notícias abaixo:

Nos sentimos menosprezados com tais mudanças em um de nossos símbolos mais caros e tradicionais sem ter havido consulta, e sem, principalmente, razões e necessidades que justifiquem tal mudança. Partícipes dessa comunidade e orgulhosos de nossas tradições, acreditamos que:

·      A Modernidade está no que fazemos (Docentes, Alunos e Ex-Alunos) pelo Agronegócio Mundial.

·      O que une os Esalqueanos não está no futuro, mas no que foi construído em seu passado, na Escola e as referências a este passado, que são seus Mestres, seus Colegas Acadêmicos e, também, seus Símbolos.

·      Símbolos tão fortes e com tamanho significado não deveriam ser modificados. Há bandeiras que são extremamente simples e, ao mesmo tempo, lindas e cheias de tradição. Não se muda isso apenas porque os novos apps ou gráficas não possuem fontes para reproduzi-las e porque pessoas, alheias às referências às quais o símbolo remete, não percebem um padrão na sua reprodução. A solução para esses casos seria um Manual de Uso da Marca.

·      As justificativas apresentadas pelo professor Heliodoro Bastos, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que assina a nova marca, são apropriados a logomarcas de empresas e produtos: "Segundo o professor Dorinho Bastos é comum que, após 117 anos, a identidade visual de uma instituição como a ESALQ necessite ser revisitada.", porém nunca com um símbolo tão significativo como a nossa tradicional Deusa Ceres.

·      É oportuno lembrar que as universidades mais tradicionais do mundo, como Universidade de Cambridge, com mais de 800 anos de existência, nunca mudam seus símbolos, e estes continuam sendo protegidos por regras bem definidas (https://www.cam.ac.uk/brand-resources/about-the-logo considerando que “...o papel principal de logo é representar a reputação da universidade, no país e internacionalmente” . A ESALQ é reconhecida mundialmente entre as 5 melhores do mundo na área portanto devemos preservar a identidade visual que simboliza as décadas de excelência em ensino, pesquisa e extensão que tanto contribuem para o país.

·      Nossa Escola não é composta apenas dos quase 2000 alunos e 250 docentes que hoje lá circulam, nossa Escola é muito maior que isso e tem um legado imenso, sendo assim consideramos que faltou uma consulta ampla à toda comunidade Esalqueana.

·      Além de todos os pontos acima, a aprovação do novo logo demonstra uma grande falta de atenção a detalhes, o que pode expor a Escola ao ridículo. Pontos de atenção no novo desenho da Deusa Ceres: não é trigo o que ela segura nos braços (somos uma escola também de ciências agrárias); fumaça (??) saindo do ramo que ela carrega; rosto assimétrico e infantilizado; sombras sem sentido e um retângulo preto na cintura; corpo que deveria remeter à fecundidade tem a forma de um caixote; manchas vermelhas escorrendo da região pélvica da Deusa; braço direito parece estar quebrado; fundo bordô, que não remete em nada à agricultura.

·      A tradição pode nos definir mas nunca uma paleta de cores!!!

Ao final, entendemos que uma unanimidade não é possível, mas solicitamos que antes de finalizar o processo haja uma consulta mais ampla e aberta. Sugerimos que a ADEALQ seja uma ponto focal e ajude a alcançar os ex-alunos para que eles também possam manifestar seu voto e continuarem a ter o sentimento de inclusão nesta comunidade.

Atenciosamente.

Hoje: Elizabeth "Scotch" está contando com você!

Elizabeth "Scotch" Bilsland precisa do seu apoio na petição «diretor.esalq@usp.br: Alunos e ex-alunos da ESALQ repudiam a destruição da identidade visual da Deusa Ceres». Junte-se agora a Elizabeth "Scotch" e mais 3.174 apoiadores.