
Defender os direitos dos promotores de vendas
O problema
PROMOTOR DE VENDAS NÃO É FUNCIONÁRIO DA LOJA
Pelo respeito aos limites da função, à dignidade profissional e às condições de trabalho dos promotores de vendas
Nós, promotores e promotoras de vendas, profissionais de merchandising e trabalhadores que atuam diariamente dentro de supermercados, hipermercados, atacadistas, lojas de departamento e demais redes varejistas, queremos tornar pública uma realidade que há anos é vivenciada por milhares de trabalhadores.
O promotor de vendas possui um empregador, uma função e responsabilidades próprias. Entretanto, em muitas operações, existe uma diferença preocupante entre aquilo que está formalmente definido e aquilo que é exigido na rotina das lojas.
O profissional entra na loja para executar atividades relacionadas à sua marca, seus produtos, seu abastecimento, exposição e merchandising. Porém, frequentemente acaba sendo tratado como parte da equipe interna da loja, recebendo cobranças e executando tarefas que ultrapassam sua finalidade original.
É comum que o promotor seja pressionado a realizar atividades relacionadas à operação da própria loja, como reposição geral, organização de setores que não pertencem à sua marca, movimentação de mercadorias, descarga, limpeza, organização de depósitos e outras tarefas que deveriam possuir responsáveis próprios.
A pergunta que precisa ser feita é simples:
Se o promotor é contratado para representar uma marca, por que tantas vezes ele é utilizado como mão de obra complementar da própria loja?
O problema não é o trabalho.
O promotor conhece o peso da responsabilidade, trabalha em pé durante horas, movimenta produtos, organiza estoques, enfrenta calor, frio, jornadas intensas e pressão por resultados. O problema é quando esse profissional passa a ser tratado como se não tivesse uma função definida e como se sua mão de obra pudesse ser utilizada para suprir qualquer necessidade operacional da loja.
Também não estamos dizendo que todo relacionamento entre promotor e estabelecimento comercial seja irregular ou que toda solicitação de atividade adicional seja ilegal. O que defendemos é algo mais básico:
limites claros, respeito profissional, segurança e cumprimento da função para a qual o trabalhador foi contratado.
Uma loja não pode transformar automaticamente um promotor de determinada marca em funcionário disponível para todas as suas necessidades operacionais.
Promotor não é “quebra-galho”.
Promotor não é funcionário da loja.
Promotor é trabalhador e merece ser tratado como tal.
Por isso, solicitamos que as redes varejistas e atacadistas:
• Respeitem as atribuições e os limites profissionais dos promotores de vendas;
• Evitem exigir atividades que não estejam relacionadas às funções para as quais esses trabalhadores foram contratados;
• Não utilizem promotores como substitutos de funcionários próprios;
• Estabeleçam procedimentos claros para evitar cobranças indevidas;
• Garantam que qualquer atividade realizada dentro da loja seja compatível com as condições de segurança e com as responsabilidades do trabalhador;
• Promovam treinamento e orientação aos gestores e responsáveis pelas lojas sobre o papel dos promotores;
• Criem canais efetivos para que o promotor possa denunciar abusos sem medo de sofrer retaliações;
• Reconheçam que respeito ao trabalhador também significa respeitar os limites da sua função.
Esta não é uma reivindicação contra o varejo.
É uma reivindicação por relações profissionais mais claras e respeitosas.
As marcas precisam dos promotores.
As lojas precisam dos promotores.
E os consumidores também são beneficiados quando existe uma operação organizada, segura e profissional.
Mas nenhuma dessas necessidades justifica transformar um trabalhador terceirizado ou de empresa fornecedora em mão de obra disponível para qualquer atividade dentro do estabelecimento.
Chegou a hora de o promotor deixar de ser visto como “o funcionário da marca que está dentro da loja” e passar a ser reconhecido como aquilo que realmente é: um profissional com função, direitos, responsabilidades e dignidade.
Se você é promotor, já trabalhou como promotor ou conhece alguém que vive essa realidade, assine este abaixo-assinado.
Não estamos pedindo privilégio. Estamos pedindo respeito.

14
O problema
PROMOTOR DE VENDAS NÃO É FUNCIONÁRIO DA LOJA
Pelo respeito aos limites da função, à dignidade profissional e às condições de trabalho dos promotores de vendas
Nós, promotores e promotoras de vendas, profissionais de merchandising e trabalhadores que atuam diariamente dentro de supermercados, hipermercados, atacadistas, lojas de departamento e demais redes varejistas, queremos tornar pública uma realidade que há anos é vivenciada por milhares de trabalhadores.
O promotor de vendas possui um empregador, uma função e responsabilidades próprias. Entretanto, em muitas operações, existe uma diferença preocupante entre aquilo que está formalmente definido e aquilo que é exigido na rotina das lojas.
O profissional entra na loja para executar atividades relacionadas à sua marca, seus produtos, seu abastecimento, exposição e merchandising. Porém, frequentemente acaba sendo tratado como parte da equipe interna da loja, recebendo cobranças e executando tarefas que ultrapassam sua finalidade original.
É comum que o promotor seja pressionado a realizar atividades relacionadas à operação da própria loja, como reposição geral, organização de setores que não pertencem à sua marca, movimentação de mercadorias, descarga, limpeza, organização de depósitos e outras tarefas que deveriam possuir responsáveis próprios.
A pergunta que precisa ser feita é simples:
Se o promotor é contratado para representar uma marca, por que tantas vezes ele é utilizado como mão de obra complementar da própria loja?
O problema não é o trabalho.
O promotor conhece o peso da responsabilidade, trabalha em pé durante horas, movimenta produtos, organiza estoques, enfrenta calor, frio, jornadas intensas e pressão por resultados. O problema é quando esse profissional passa a ser tratado como se não tivesse uma função definida e como se sua mão de obra pudesse ser utilizada para suprir qualquer necessidade operacional da loja.
Também não estamos dizendo que todo relacionamento entre promotor e estabelecimento comercial seja irregular ou que toda solicitação de atividade adicional seja ilegal. O que defendemos é algo mais básico:
limites claros, respeito profissional, segurança e cumprimento da função para a qual o trabalhador foi contratado.
Uma loja não pode transformar automaticamente um promotor de determinada marca em funcionário disponível para todas as suas necessidades operacionais.
Promotor não é “quebra-galho”.
Promotor não é funcionário da loja.
Promotor é trabalhador e merece ser tratado como tal.
Por isso, solicitamos que as redes varejistas e atacadistas:
• Respeitem as atribuições e os limites profissionais dos promotores de vendas;
• Evitem exigir atividades que não estejam relacionadas às funções para as quais esses trabalhadores foram contratados;
• Não utilizem promotores como substitutos de funcionários próprios;
• Estabeleçam procedimentos claros para evitar cobranças indevidas;
• Garantam que qualquer atividade realizada dentro da loja seja compatível com as condições de segurança e com as responsabilidades do trabalhador;
• Promovam treinamento e orientação aos gestores e responsáveis pelas lojas sobre o papel dos promotores;
• Criem canais efetivos para que o promotor possa denunciar abusos sem medo de sofrer retaliações;
• Reconheçam que respeito ao trabalhador também significa respeitar os limites da sua função.
Esta não é uma reivindicação contra o varejo.
É uma reivindicação por relações profissionais mais claras e respeitosas.
As marcas precisam dos promotores.
As lojas precisam dos promotores.
E os consumidores também são beneficiados quando existe uma operação organizada, segura e profissional.
Mas nenhuma dessas necessidades justifica transformar um trabalhador terceirizado ou de empresa fornecedora em mão de obra disponível para qualquer atividade dentro do estabelecimento.
Chegou a hora de o promotor deixar de ser visto como “o funcionário da marca que está dentro da loja” e passar a ser reconhecido como aquilo que realmente é: um profissional com função, direitos, responsabilidades e dignidade.
Se você é promotor, já trabalhou como promotor ou conhece alguém que vive essa realidade, assine este abaixo-assinado.
Não estamos pedindo privilégio. Estamos pedindo respeito.

Atualizações do abaixo-assinado
Compartilhar este abaixo-assinado
Abaixo-assinado criado em 28 de setembro de 2026