Abaixo-assinado encerrado

Este abaixo-assinado conseguiu 20 apoiadores!

Caros cidadãos, estou criando esse abaixo assinado com o objetivo de solicitar providencias da CPTM em relação a nossa segurança nas plataformas. Gostaria de pedir a colaboração de todos com a assinatura e a divulgação, para que consigamos ter plataformas mais seguras e evitar tragédias, como a ocorrida esta semana¹.

SOBRE A LINHA

A linha 9 Esmeralda estende-se por 32,8 quilômetros de Osasco a Grajaú, passando por 18 (dezoito) estações. Faz a ligação da região sul do município de São Paulo com o município de Osasco, percorrendo quase toda a extensão da marginal do rio Pinheiros. Com conexão direta com as linhas 5 Lilás, 4 Amarela e 8 Diamante e atende alta demanda de passageiros diariamente.

SOLICITAÇÃO

A quantidade de passageiros que utilizam a linha, gera a super lotação das plataformas, principalmente em horário de pico e quando há falhas nos trens (algo que é recorrente). E o risco de acidentes (Como o ocorrido no último dia 24.11.2017 na estação Pinheiros), é altíssimo, assim como a probabilidade de ser fatal.

Levando em consideração o risco citado a cima e o fato de a Linha ainda estar passando por "Obras de Modernização", gostaria de pedir para aproveitar as obras e incluir no processo de "Modernização" da CPTM a implantação de Portas de Plataforma (semelhantes a da linha 4 Amarela) em todas as estações da Linha 9 para aumentar a nossa segurança nas plataformas e no embarque/desembarque dos trens.

Cara CPTM, por gentileza, providencie o mais rápido possível, pois, essas portas serão fundamentais para evitar que mais tragédia ocorram.

Notas:

¹ Relato do acidente (24.11): https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/trens-da-linha-9-da-cptm-circulam-por-uma-via-apos-passageiro-cair-nos-trilhos.ghtml

Estatísticas: "[...] Na análise individual das linhas da CPTM, a 9-Esmeralda foi a que mais cresceu nos últimos anos. O número de passageiros mais do que triplicou, comparando os dois primeiros meses de 2007 com o mesmo período de 2012. Há cinco anos, havia apenas 5 milhões de usuários, número que chegou a 20,8 milhões só neste ano. A Linha 9 ficará fechada em trechos até maio, sempre aos domingos, para obras de modernização que devem custar R$ 307 milhões." (Fonte: G1 - Número de passageiros nos trens da CPTM cresce 73% em cinco anos - 30/03/2012) - Link: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/03/numero-de-passageiros-nos-trens-da-cptm-cresce-73-em-cinco-anos.html

Hoje: Lethycia está contando com você!

Lethycia Nascimento precisa do seu apoio na petição «CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos: Solicitar a implantação de Portas de Plataforma nas estações da Linha 9 Esmeralda da CPTM». Junte-se agora a Lethycia e mais 19 apoiadores.