CONTRA O DESMATAMENTO ILEGAL NA AMAZÔNIA!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000.000!


Poucos lugares do mundo são tão importantes para a sobrevivência da humanidade quanto a Amazônia. Com quase 7 milhões de quilômetros quadrados, distribuídos por nove países, a floresta- símbolo da força da natureza tem um papel fundamental na estabilidade do clima e das chuvas. Nela vivem mais de 40 mil espécies de plantas, 400 espécies de mamíferos, 1300 espécies de pássaros e 3 mil espécies de peixes. Ela é também a região que concentra 1/5 da água doce do mundo, com seus rios inigualáveis, que servem de estradas para os moradores. A Floresta Amazônica é cercada por várias espécies já catalogadas. Com aproximadamente 2.500 espécies de árvores e 30 mil espécies de plantas, elas constituem um patrimônio para os recursos que o homem utiliza da natureza.

A maior parte desse patrimônio maravilhoso encontra-se no Brasil, um fato que confere ao país uma riqueza ambiental, cultural e econômica impressionante. Lar de 180 etnias de Povos Indígenas e de cerca de 14 milhões de famílias urbanas e rurais, a Amazônia brasileira encontra-se, porém, sob risco. Cerca de 20% da floresta já desapareceram, em boa medida por causa da expansão inadequada do agronegócio, da extração de madeira e da infraestrutura.

A AMAZÔNIA PEDE SOCORRO
E PRECISA DE VOCÊ. AGORA.

A Amazônia está sofrendo com a falta de informação e consciência ambiental. E é você quem sentirá os impactos dessa destruição no seu dia a dia. Apesar dos grandes esforços que têm sido feitos para a conservação da Amazônia, a perda anual da cobertura florestal permanece em níveis alarmantes. Isso pode deflagrar mudanças na Amazônia, inclusive reduzir as chuvas e aumentar as secas. E isso terá um impacto significativo na biodiversidade da região e até mesmo nas mudanças climáticas em nível mundial.

A DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA
O relatório "Queimadas, Florestas e o Futuro: Uma Crise Fora de Controle" (WWF e BCG) alerta:

- Junho de 2020: REGISTROS DE FOGO ATINGIRAM A MAIOR ALTA para esse mês, início da estação seca, EM 13 ANOS;

- Julho de 2020: foram 6.803 FOCOS DE INCÊNDIOS na Amazônia, 28% a mais do que no mesmo período de 2019;

-  1/1 a 23/8 de 2020: AS QUEIMADAS JÁ SÃO 45% MAIORES DO QUE NOS ÚLTIMOS 10 ANOS;

-  A AÇÃO HUMANA É RESPONSÁVEL POR 3 EM CADA 4 QUEIMADAS em florestas no mundo.

Grande parte das queimadas no bioma é criminosa e consequência direta do desmatamento, que avança cada vez mais rápido por causa do roubo de terras públicas, invasão de garimpeiros e exploração ilegal de madeira, entre outros.

Entre agosto de 2019 e julho de 2020, houve 33% mais desmatamento do que no mesmo período de 2019, ano em que uma área de floresta equivalente a oito vezes a cidade do Rio de Janeiro foi derrubada.

POR QUE ISSO IMPORTA?
Colocar a Amazônia em risco é colocar as pessoas em risco. O desmatamento e as queimadas têm impacto diretona perda da biodiversidade, na maior emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa) - contribuindo com as mudanças climáticas -, na ameaça à vida de indígenas, populações tradicionais e extrativistas, além de aumentar o número de atividades ilegais e doenças respiratórias.

De acordo com o relatório do WWF e BCG, todos os anos, há cerca de 340 mil mortes prematuras por problemas respiratórios e cardiovasculares atribuídos à fumaça de incêndios florestais. E, em 2020, nos países mais atingidos por queimadas, a fumaça está aumentando o perigo do coronavírus, tornando essa questão ainda mais grave e urgente.
VOCÊ PODE MUDAR ESSA HISTÓRIA
Graças a doações de pessoas como você pudemos destinar equipamentos de combate ao fogo para bombeiros, guardas florestais, brigadistas e comunidades indígenas do Acre e do Amazonas.

Além disso, nossos projetos já atingiram 55,8 milhões de hectares ou cerca de 14% da Amazônia brasileira, uma área maior que a soma dos territórios da Espanha e da Suíça. 

FAÇA SUA DOAÇÃO! - https://doe.wwf.org.br/amazonia