0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!

A prática de cobrança de taxas de conveniência na forma de porcentagem sobre o valor do ingresso em eventos culturais é uma prática considerada ilegal e abusiva, especialmente se a empresa responsável pela venda não oferece nenhum serviço em troca para o cliente, como a entrega dos ingressos em sua residência, por exemplo.

Empresas poderosas do setor, como a Tickets for Fun, Livepass, Eventim e Ingresso Rápido, vem há anos realizando essa prática e ganhando milhões sobre seus clientes, sem oferecer quaisquer serviços em contrapartida que justifiquem os elevados custos.

A Tickets for Fun, por exemplo, cobra 20% sobre cada ingresso em "conveniência", independente do tipo de ingresso ou setor escolhido, sem oferecer ao cliente a entrega dos ingressos ou armazenamento de ingressos eletrônicos em aplicativo.

Um ingresso para o musical "O Fantasma da Ópera" na plateia Premium, por exemplo, que custa 260 reais, tem uma taxa de 52 reais. E como se não bastasse, o cliente ainda tem que pagar uma taxa de 8 reais para imprimir os ingressos em casa, ou 12 reais para retira-los na bilheteria do teatro. Ou seja, uma segunda taxa de conveniência (mesmo que seja o próprio cliente a gastar a tinta da sua impressora para imprimir os ingressos em casa!)

Com isso, o ingresso que custava 260 reais, passa a custar no final das contas, 320 reais com as duas taxas (60 reais a mais). Se uma família de 5 pessoas for ao teatro, terá que desembolsar 300 reais só em taxas, ou seja, estará custeando mais um ingresso!

Não podemos mais ser coniventes com essa exploração! Empresas como a Tickets for Fun já foram multadas diversas vezes pelo PROCON, mas vivem recorrendo à justiça para driblar as multas e seguir com a prática ilegal e abusiva.

Vamos apelar ao Ministério Público para que uma medida definitiva seja tomada para impedir a continuidade de tais práticas e assegurar nosso direito de não pagarmos nunca mais essas taxas abusivas para ter acesso à cultura e assistir aos espetáculos que todos queremos ver.

Assine você também a petição! Com isso estaremos contribuindo para que o acesso à cultura seja mais democrático, menos exploratório e assegurando o direito do consumidor a preços e serviços justos!

Hoje: Fabio está contando com você!

Fabio Ornelas precisa do seu apoio na petição «Contra as taxas abusivas de "conveniência" da Tickets for Fun e demais empresas do setor.». Junte-se agora a Fabio e mais 194 apoiadores.